São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Como evitar um infarto durante os jogos da Copa?

Notícias

Como evitar um infarto durante os jogos da Copa?

14/06/2018

Haja coração em época de Copa do Mundo. Estudos já mostraram que a competição pode elevar o risco cardíaco —em 1998, o número de internações por infarto na Inglaterra aumentou 25% após a derrota para a Argentina, nos pênaltis,  segundo pesquisa publicada na revista médica BMJ. Na Holanda, houve até aumento de mortalidade cardiovascular associada à partida contra a França no campeonato europeu de 1996.


Quem tem doença cardiovascular ou histórico familiar deve tomar cuidado redobrado para que os jogos sejam só alegria.


CUIDADOS

  1. Sono

    Dormir bem se torna ainda mais importante se a pessoa já tem algum problema como ronco ou apneia obstrutiva, segundo Leandro Zimerman, membro da Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas).

  2. Cigarro

    O jogo ficou tenso e deu vontade de fumar? Saiba que a nicotina influencia a liberação da adrenalina, que naturalmente acelera os batimentos cardíacos.

  3. Alimentação

    Todos deveriam evitar frituras e alimentos muito salgados, como embutidos, em excesso. Obesos, hipertensos, diabéticos e pessoas com colesterol alto, ainda mais. A mesma coisa vale para as bebidas alcoólicas, que elevam os batimentos cardíacos.

  4. Remédios

    Não se medique por conta própria nem esqueça de tomar a sua medicação por causa da mudança de rotina com os jogos.

  5. Esporte

    Se a Copa do Mundo fez você ficar com vontade de voltar a praticar futebol, cuidado. Sem condicionamento físico, os riscos de lesões e de problemas de coração são maiores. O melhor é marcar uma avaliação médica antes.

  6. Perigo

    Não hesite em procurar ajuda especializada ao sinal de sintomas como tontura forte, desmaio, palpitação, dor no peito e falta de ar.

 

As dicas, claro, não são exclusivas para a Copa e também valem para campeonatos estaduais, nacionais e sul-americanos de futebol e outros esportes que toquem seu coração.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!