São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / A doença genética relacionada ao excesso alimentar

Notícias

A doença genética relacionada ao excesso alimentar

16/04/2018

A gota já foi considerada doença de reis e seus vassalos que usufruíam da boa comida e bons vinhos nos tempos em que a população passava fome. Hoje é frequente que o surgimento da doença ocorra após os 40 anos na população em geral. A doença provoca dor e edema (inchaço) nas articulações pela formação de cristais devido ao excesso de ácido úrico no sangue. 

 

Na revista especializada Jama, Bridget M. Kuehn aborda a necessidade de limitar o ônus do crescimento da gota na população. A doença está relacionada à genética e ao estilo de vida inadequado. Além da medicação contra a condição, a especialista sugere uma dieta rica em frutas, vegetais, cereais e pouca carne vermelha, evitando frutos do mar, carne processada, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Obesidade e menopausa precoce aumentam o risco de gota.

 

Ao citar pesquisa do médico N. Lawrence Edwards, presidente da Sociedade de Educação sobre Gota e Ácido Úrico, a médica lembra que muitos pacientes não sabem que a doença é uma forma de artrite. Sabem apenas que a gota está associada à obesidade e a um excesso de indulgência para alimentos e bebidas alcoólicas.

 

Kuehn conclui que os pacientes precisam aceitar que a gota é uma doença do metabolismo, geneticamente determinada, que precisa ser tratada seriamente. Os doentes rejeitam os remédios (exceto quando sentem dor) porque acreditam que a dieta por si só é capaz de controlar a doença.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!