São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Cinco perguntas sobre exercícios físicos na gestação

Notícias

Cinco perguntas sobre exercícios físicos na gestação

17/01/2018

Quando pensamos sobre gravidez, muitas vezes a associamos a um período de repouso, principalmente nas últimas semanas. Porém, quase todas as gestantes podem praticar exercícios físicos e, geralmente, até o dia do parto. Os benefícios para o bem-estar da mãe e do bebê são muitos.

 

Esse assunto ainda gera muitas dúvidas e merece atenção. Por isso, a Dra. Sílvia Gomyde Casseb, ginecologista, obstetra e médica do esporte, respondeu algumas perguntas importantes, tanto para as gestantes que já praticavam esportes quanto para quem pretende começar a se exercitar neste período.

 

1. Todas as mulheres podem praticar exercícios físicos na gravidez?

 

Quase todas. Existem algumas contraindicações, doenças e patologias da própria gestação ou daquela mulher, como problemas no coração e no pulmão, entretanto a maioria pode. Para isso, além do obstetra, é importante uma boa avaliação do médico que a acompanha, como o ortopedista ou cardiologista.


2. Quais são as modalidades mais indicadas na gestação?


Depende muito do que a mulher fazia antes. Muitos exercícios podem e devem ser continuados. De uma forma geral, os mais seguros são natação, hidroginástica, outras modalidades na água e caminhadas. Para fortalecimento, a musculação é muito segura e versátil, assim como o pilates, que é recomendado inclusive para quem nunca fez.


3. Até quanto tempo de gestação é indicado praticar esportes?


Até o dia do parto, geralmente, se não houver nenhuma intercorrência na gestação. Existem casos em que a gestante tem algum problema e precisa parar, mas, em geral, pode fazer desde o início até o último dia. A intensidade depende do exercício e do condicionamento que a mulher tinha antes de engravidar. Para atletas que estão acostumadas com muito exercício, o “moderado” é uma quantidade diferente das outras pessoas.

 

A grávida precisa ser avaliada levando em conta todo o histórico de exercício físico e de condicionamento. Se o exercício for bem prescrito no começo, é possível manter até o final. Às vezes, existe uma questão de conforto para a mãe, mas não de risco para o bebê. Os exercícios na água são muito confortáveis no fim da gravidez, por exemplo.

 

4. Quais cuidados gerais as grávidas devem tomar durante a prática esportiva?

 

Hidratação é o ponto mais importante: precisa beber água o tempo todo. Outra recomendação é não fazer exercício em jejum. O ambiente também não pode ter a temperatura muito alta e deve ser bastante ventilado, se for um lugar fechado. No caso de um local aberto, a indicação é usar roupa leve e evitar os horários mais quentes.

 

5. Quais são os principais benefícios dos esportes na gravidez?

 

O benefício geral é controlar o peso e evitar doença cardiovascular, como pressão alta, infarto e derrame. Evita o diabetes gestacional e a pré-eclâmpsia, ou seja, pressão alta na gestação. As mulheres que fazem exercício melhoram a oxigenação para o feto, a qualidade do sono delas e até as dores nas costas, porque todos os músculos estão fortalecidos.

 

Além disso, ajuda na recuperação do pós-parto, que será menos dolorido. A gestação tem de ser o período mais saudável que você consiga imaginar, e isso inclui exercícios físicos, para ser saudável por completo.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!