São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / CONDEPE 2018 debate índices preocupantes de desnutrição dos pacientes

Notícias

CONDEPE 2018 debate índices preocupantes de desnutrição dos pacientes

13/12/2017

Levar a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem o que há de mais moderno em seus campos de atuação, além de atualizá-los com conhecimento teórico-prático-científico de excelência é a proposta do Congresso de Desenvolvimento em Enfermagem, o CONDEPE 2018.

 

O CONDEPE ocorre em 3 e 4 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Serão tratados temas como urgência e emergência, terapia nutricional e intensiva, feridas e estomas, traumas, estética, saúde e enfermagem forense, entre outros.

 

Enfermeiros especialistas das equipes multiprofissionais de terapia nutricional (EMTN) apresentarão novidades tecnológicas relacionadas a procedimentos enterais e intravenosos, bombas de infusão e dispositivos de segurança e gerenciamento de riscos na prevenção à conexão acidental.

 

“Estudos demonstram que a prevalência de pacientes no âmbito hospitalar varia de 40 a 50%, sendo maior no período de internação. Atualmente, é um dos problemas mais graves na área da saúde, tendo como consequências o aumento nas taxas de morbidade, tempo de internação, custos hospitalares e mortalidade”, aponta Claudia Satiko Takemura Matsuba, Enfermeira Coordenadora da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional - EMTN do Hospital do Coração/HCor, doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, presidente do Comitê de Enfermagem da  BRASPEN (Gestão 2018-2019) e consultora em terapia nutricional.

 

O panorama justifica a importância do enfermeiro na identificação do risco para desnutrição e na otimização da oferta proteico-calórico. Ainda de acordo com Claudia Satiko, uma intervenção adequada pode minimizar riscos de complicações e garantir a administração segura das diferentes terapias.

 

No CONDEPE 2018, ainda será possível conhecer as ferramentas adotadas na detecção do risco de desnutrição hospitalar, os protocolos clínicos que minimizam o tempo de jejum, além das práticas assistenciais adotadas à beira-leito para a terapia nutricional precoce e monitoramento por meio de indicadores de qualidade.

 

“Contaremos com diversos especialistas que demonstrarão novos estudos e apresentarão novidades como os dispositivos, indicadores de qualidade em terapia nutricional, utilizados na prevenção de riscos e eventos adversos, etc.”, finaliza Claudia.

 

Saiba mais:


Congresso de Desenvolvimento Profissional em Enfermagem – CONDEPE 2018

Data: 03 e 04 de abril de 2018

Local: Transamerica Expo Center – São Paulo / SP

Telefone: (11) 5643-3035

E-mail: condepe@transamerica.com.br

Site: www.condepe2018.com.br

 

Facebook: www.facebook.com/condepecongresso



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!