São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Presidentes dos Conselhos de Enfermagem debatem Novo Código de Ética

Notícias

Presidentes dos Conselhos de Enfermagem debatem Novo Código de Ética

20/07/2017

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Enfermagem debateram e aprovaram, nesta terça-feira (17/8), em assembleia realizada na sede do Cofen, minuta do novo Código de Ética profissional. Transmitido ao vivo pelo Facebook na página 

https://www.facebook.com/eucurtoaenfermagem,

o debate trouxe sugestões, mantendo a essência do texto aprovado na I Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (I Conaeenf).

 

A proposta de reformulação é resultado de amplo e democrático debate, iniciado por Grupo de Trabalho estabelecido pelo Cofen. Os estados encaminharam suas propostas de alterações após a realização de diversos encontros e conferências junto aos profissionais de Enfermagem, ouvidos também em consulta pública realizada no Portal Cofen. A versão do documento debatida pelos presidentes foi aprovada pelos cerca de 300 delegados representantes dos Estados na I Conaeenf.

 

O processo de reformulação do Código de Ética é inovador na história da Enfermagem brasileira. Até então, as reformulações foram feitas em estreita observância à Lei 5905/73, segundo a qual compete ao Cofen ‘elaborar o Código de Deontologia de Enfermagem e alterá-lo, quando necessário, ouvidos os Conselhos Regionais’.

 

“Fomos além, levando esse debate a todos os Conselhos Regionais, aos profissionais de Enfermagem e à sociedade, de maneira ampla”, afirmou o presidente do Cofen, Manoel Neri. “Vamos adotar, em outros marcos normativos, a iniciativa de realizar conferências, qualificando as discussões”, destacou.

 

O novo Código de Ética concilia a defesa da sociedade com a proteção ao bom profissional, trazendo avanços, especialmente nos casos de violência doméstica. O documento incorpora, ainda, adequações às mudanças tecnológicas, orientando condutas dos profissionais.




Fonte: Cofen | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!