São Paulo, 28 de março de 2024
Home / Notícias / Tecnologia desenvolvida na Unicamp reduz efeitos colaterais em tratamentos contra câncer

Notícias

Tecnologia desenvolvida na Unicamp reduz efeitos colaterais em tratamentos contra câncer

29/05/2017

Uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Química da Unicamp, em Campinas (SP), pode reduzir os efeitos colaterais de tratamentos quimioterápicos contra câncer, como queda de cabelo, náuseas e vômitos.

 

A pesquisa, ainda em fase de laboratório, já foi patenteada e foi apresentada na sexta-feira (26) como oportunidade de negócio para empresas dos ramos farmacêutico e da saúde em um encontro em São Paulo.

 

A univesidade depositou a patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que será apresentada no Pharma Meeting Brazil 2017 pela equipe da Agência de Inovação Inova Unicamp. A tecnologia está disponível para licenciamento.

 

Mais com menos

 

A pesquisa conseguiu demonstrar, por meio da estratégia de usar nanopartículas, que o remédio usado na quimioterapia pode ser conduzido mais diretamente ao alvo, que é a célula doente, sem tantas "perdas" no percurso pelo organismo.

 

Por causa disso, os pesquisadores descobriram que é necessária uma menor concentração do remédio em cada nanopartícula. Além de reduzir os efeitos colaterais, outro benefício desta tecnologia é que ela não usa solventes tóxicos nas etapas do processo.

 

A descoberta foi feita durante o mestrado do pesquisador Leandro Carneiro Fonseca, orientado pelo professor Oswaldo Luiz Alves e ao lado dos pesquisadores Diego Stéfani Teodoro Martinez e Amauri Jardim de Paula.


Vista aérea da Unicamp, em Campinas, onde tecnologia foi desenvolvida (Foto: Unicamp )

 

Caminho livre


O remédio é encapsulado em nanopartículas de sílica peguiladas, que significa que cada uma delas recebe um envoltório que ajuda a medicação a "desviar" das células brancas, de defesa, responsáveis por identificar corpos estranhos no sangue.


Desta forma, as nanopartículas cheias de medicação otimizam as chances de acesso às células cancerígenas, e também favorecem a liberação do remédio mais lentamente no organismo.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!