São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Excesso de peso e obesidade são fatores prejudiciais à fertilidade

Notícias

Excesso de peso e obesidade são fatores prejudiciais à fertilidade

26/07/2016

Dados recentes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, no Brasil, 56,9% das pessoas com mais de 18 anos estão com excesso de peso, ou seja, têm um índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25. Além disso, 20,8% das pessoas são classificadas como obesas por terem IMC igual ou maior que 30.

 

Segundo Dr. Armindo Teixeira, taxas preocupantes, principalmente àqueles que pensam em ter filhos. “O ideal é que os dois tentem emagrecer antes de engravidar, mudando hábitos alimentares e praticando atividade física. Perder peso com saúde faz com que o corpo volte a sua condição normal, desde a produção de hormônios até o funcionamento dos órgãos”, explica.

 

O casal que tenta engravidar há mais de um ano é considerado infértil. Dentre os fatores que causam a infertilidade na mulher estão os distúrbios hormonais, a síndrome do ovário policístico, problemas nas trompas ou tubas uterinas e a endometriose. No caso dos homens, está relacionada com a diminuição ou ausência de espermatozoides, dificuldades na relação sexual e doenças como a varicocele. Entretanto, excesso de peso e obesidade são razões para infertilidade em pessoas de ambos os sexos.

 

Ainda, o especialista Armindo Dias Teixeira diz que a gordura excessiva no corpo da mulher causa distúrbios hormonais que aumentam a produção de androgênio (o hormônio masculino), além da quantidade de insulina e de mediadores químicos. Isso significa uma alteração na produção de gametas pelo ovário, que causam a infertilidade.

 

“No caso do homem, o excesso de peso altera as taxas de dois hormônios importantes: reduz o nível de testosterona e aumenta o de estradiol, fatores que comprometem a produção de esperma e interferem em sua capacidade de penetrar e fecundar o óvulo”, finaliza.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!