São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Notícias / Nova terapia para tumor de mama é mais prática e ecológica

Notícias

Nova terapia para tumor de mama é mais prática e ecológica

22/06/2016

Optar por um tratamento de câncer de mama pode ajudar não só a saúde da mulher como também a do planeta. Uma terapia mais moderna se revelou mais ecológica e menos estressante para a paciente do que a tradicional em casos iniciais da doença. Tradicionalmente, no estágio inicial da doença, a retirada do tumor costuma envolver sessões de radioterapia de 3 a 6 semanas.

 

Mas, quando uma mulher se locomove para receber essas sessões, está consumindo combustível fóssil derivado do petróleo. Quanto mais viagens, mais carbono gera.

 

Já com a técnica nova, desenvolvida por uma equipe de pesquisadores internacional e chamada Targit ("targeted intraoperative radiotherapy", radioterapia intraoperatória direcionada), basta uma sessão de radioterapia "interna" logo depois da retirada do tumor, quando se irradia a cavidade na mama onde ele estava alojado antes do médico fechar a incisão.

 

Um grande estudo internacional prévio já havia demonstrado que a Targit é tão boa quanto a tradicional em pacientes diagnosticadas precocemente. A terapia mais moderna ainda é pouco disseminada –ela ainda é rara no Brasil e mesmo no Reino Unido, onde o estudo foi feito, ainda não está disponível em todos os centros.

 

A pesquisa tinha envolvido 485 pacientes. Já o novo estudo envolveu 22 novas pacientes que receberam a Targit em centros semirrurais. O artigo está publicado na revista "BMJ Open".

 

Eles descobriram que dentro do estudo anterior pacientes do Reino Unido que foram designadas para a nova terapia deixaram de viajar 491 km e deixaram de emitir 86 kg de CO2. Isso sem contar o estresse psicológico envolvido em realizar várias sessões.

 

Mesmo em um país pequeno como o Reino Unido –comparável em tamanho com o Estado de São Paulo–, a radioterapia força as pacientes a viagens prolongadas, pois as unidades que disponibilizam a técnica se concentram em grandes hospitais.

 

Dado que os pacientes com câncer da mama constituem cerca de um terço dos pacientes em um departamento de radioterapia, isso deve também reduzir o congestionamento do tráfego em torno do hospital, concluem os autores do estudo.



Fonte: Folha de S. Paulo | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!