São Paulo, 20 de abril de 2024
Home / Notícias / Dieta com alergênicos reduz risco de criança virar alérgica, diz estudo

Notícias

Dieta com alergênicos reduz risco de criança virar alérgica, diz estudo

25/05/2016

Crianças que têm uma dieta que inclui leite de vaca, amendoim e ovos, antes do primeiro ano de vida, são menos suscetíveis a desenvolver alergias a essas comidas, segundo um estudo apresentado na conferência internacional da ATC 2016 (American Thoracic Society).

 

Segundo os pesquisadores, esse é o primeiro estudo que analisa os efeitos desses alimentos antes do primeiro ano de vida. "As implicações clínicas de nossas descobertas são de que a introdução precoce de alimentos alergênicos (ovo, derivados de leite de vaca e amendoim), antes de um ano de idade, deve ser incentivada" , disse Maxwell Tran, pesquisador da Universidade McMaster, em Ontario, Canada.

 

O estudo analisou dados de 1.421 crianças. A maioria dos pais incluiu leite de vaca na alimentação de seus filhos antes de um ano de idade (48% entre 0-6 meses, 48% entre 7-12 meses; e 4% depois de um ano). A maioria, no entanto, atrasou a introdução do ovo (6% entre 0-6 meses, 76% entre 7-12 meses; e 19% com mais de um ano) e do amendoim (1% entre 0-6 meses. 41% entre 7-12 meses; e 58% depois de um ano). Com um ano de idade, 10% das crianças analisadas tinham sensibilização a algum tipo de comida, sendo o ovo responsável pela maior parte dos casos.

 

No entanto, a introdução do ovo na dieta, antes de um ano de idade, reduziu significativamente a probabilidade de desenvolvimento de sensibilização a qualquer um dos três alergénios alimentares testados. O aleitamento materno exclusivo até seis meses não alterou significativamente o risco de sensibilização ao ovo ou amendoim, mas aumentou o risco de sensibilização ao leite de vaca. "Muitas orientações em todo o mundo estão agora refletindo sobre esta mudança, com a recomendação de introdução de alimentos antes dos 6 meses de idade", disse Tran.

 

Esta fase do estudo envolveu crianças de um ano de idade. Nas próximas etapas, o grupo deve investigar a alimentação infantil em relação às doenças alérgicas até cinco anos de idade e possivelmente além disso.



Fonte: Bem Estar | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!