São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Pacientes bariátricos podem aproveitar o Carnaval sem descuidar da saúde

Notícias

Pacientes bariátricos podem aproveitar o Carnaval sem descuidar da saúde

05/02/2016

Carnaval é tempo de curtição, mas os pacientes bariátricos que desejam cair na folia sem descuidar da saúde precisam ter alguns cuidados especiais, principalmente com a alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas. Como a cirurgia bariátrica promove alterações fisiológicas importantes, que reduzem a capacidade alimentar e potencializam os efeitos do álcool, é necessário que todos os pacientes bariátricos tenham responsabilidade para não prejudicar o andamento do tratamento.

 

Uma forma para não perder o controle é montar um checklist básico, que deve ser seguido e respeitado: mantenha a hidratação, mantenha o equilíbrio das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e faça lanches intermediários, não se esqueça de manter o uso regular de suas vitaminas e mantenha o ritmo de atividade física.

 

O primeiro passo é manter-se hidratado. Como muitas vezes os pacientes não conseguem ingerir um volume grande de líquido de uma só vez, a atenção deve ser redobrada. “Sucos de frutas naturais, água de coco, isotônicos, chás e água devem ser consumidos ao longo de todo o dia, aos goles”, afirma Alessandra Coelho, nutricionista e presidente da Comissão de Especialidades Associadas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (COESAS-SBCBM).

 

Além da ingestão de líquido, outro cuidado fundamental é o aporte dos nutrientes necessários para garantir a energia necessária para as horas de folia. O segredo é não ficar muito tempo sem se alimentar. Para isso é preciso criar e respeitar uma rotina de alimentação. Não pule o café da manhã, o almoço e o jantar, pois são estas refeições que garantem um aporte nutricional de melhor qualidade, e faça lanches intermediários. A ordem na hora de comer também é importante. “É preciso ficar atento às prioridades na alimentação, uma vez que o volume ingerido é pequeno. Em primeiro lugar vêm as proteínas magras, depois as frutas, as verduras e os legumes. Por último, os carboidratos”, alerta Alessandra.

 

Álcool

 

O consumo de álcool não é recomendado aos pacientes de cirurgia bariátrica pelo alto valor calórico e pelo efeito potencializado pelas mudanças que o organismo passa. Uma dica simples pode ajudar a não perder o controle durante o clima de alegria e descontração do Carnaval: a festa é muito mais do que bebida e comida.

 

“A velocidade de absorção é maior no paciente submetido ao bypass gástrico: os efeitos da bebida aparecem de forma mais rápida e acentuada, sem contar que a ingestão pode interferir diretamente no controle do peso”, esclarece a presidente da COESAS-SBCBM.

 

“Após o emagrecimento promovido pela cirurgia bariátrica, é comum que as pessoas tenham mais disposição para sair e desenvolvem uma vida social mais intensa. Nesses momentos, a exposição ao álcool é maior e o consumo pode ser mais tentador, principalmente nos jovens”, complementa a psicóloga Andrea Levy, vice-presidente da COESAS-SBCBM.

 

Cardápio


A nutricionista Alessandra Coelho preparou algumas dicas para montar cardápios saudáveis e nutritivos para o Carnaval. Veja abaixo o que comer e em que ordem comer:

 

Café da manhã

Almoço e jantar

Intervalos

Leite desnatado / Iogurte desnatado ou light / Queijo branco

Carnes Magras

Água, água de coco, isotônicos, leite desnatado, iogurtes light, vitaminas de fruta, frutas, queijos magros

Frutas

Verduras e legumes

Pão integral / Torrada integral / Cereal integral

Arroz, feijão, massas, batata

 

DICAS: o que fazer e o que não fazer?

 

PRÉ-OPERATÓRIO

PÓS-OPERATÓRIO

Evite despedidas de alimentos calóricos e gordurosos como carnes gordurosas, frituras e fast foods

Evite períodos longos sem comer e não pule refeições

Evite o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas

Inclua líquidos na alimentação e tome aos goles nos intervalos entre café da manhã, almoço e jantar

Evite doces em geral (dê preferência para frutas, gelatina diet e sorvetes a base de frutas)

Evite o consumo de doces, refrigerantes e bebida alcoólica

Evite períodos longos sem comer

Mantenha o uso da suplementação nutricional

Inclua nos intervalos das refeições frutas, iogurtes light e/ou desnatados

Evite frituras e alimentos gordurosos

Aproveite o clima do carnaval para queimar calorias

Aproveite o clima de carnaval para dançar, pular e praticar atividade física

 

Sobre a SBCBM

 

A SBCBM - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica foi fundada em 1996. Inicialmente batizada como SBCB - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, em 2006 a entidade inseriu a palavra “Metabólica” em seu nome, devido à crescente importância da cirurgia metabólica na comunidade médica.

 

Possui atualmente cerca de 1500 sócios entre cirurgiões e especialidades associadas (endocrinologista, cardiologista, educadores físicos, cirurgiões plásticos, fisioterapia, enfermagem, odontologia, fonoaudiologia, nutricionista e nutrólogo e psiquiatra e psicólogo) com representantes no país por meio de capítulos ou delegacias.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!