São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Notícias / Mapeamento do genoma humano para uma medicina personalizada

Notícias

Mapeamento do genoma humano para uma medicina personalizada

05/02/2016

Cada um de nós é único, com um organismo e uma carga genética totalmente diferente dos demais. Isto impacta na probalidade de desenvolver determinadas doenças ou nas respostas terapêuticas a medicamentos.

 

Buscando trazer inovação tecnológica a médicos e pacientes, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz firmou parceria com a Coimbra Genomics, empresa de Medicina Personalizada de origem portuguesa, proprietária da plataforma de software ELSIE®.

 

A plataforma ELSIE® é a primeira do gênero e permite que médicos consultem o genoma dos seus doentes através de “perguntas genomicas” padronizadas, no contexto de consultas médicas normais. O sistema, armazenado na “nuvem”, fornece ao médico relatórios fáceis de ler e interpretar, contendo informação validada, relevante para decisões clínicas precisas e individualizadas sobre prescrição de terapias, diagnóstico e prognóstico. Trata-se da primeira solução simples, altamente escalável e completamente segura para fazer medicina personalizada.

 

O processo envolve a análise do sequenciamento genômico (mapeamento completo do genoma) a partir de uma amostra de sangue. Após o cadastramento no ELSIE®, o paciente e seu médico poderão acessa-lo para obter a informação solicitada. O sistema é desenvolvido para manter total sigilo das informações, pois existem duas chaves físicas, uma para o paciente e outra para o médico, evitando assim que sua carga genética seja analisada sem autorização prévia, uma vez que o sistema só funciona com ambas as chaves inseridas simultaneamente. O próximo passo é a análise médica do que se almeja saber: Propensão a câncer de mama? Risco de Alzheimer? Qual o probabilidade de resposta a determinado medicamento? Assim, o médico faz a pergunta para o ELSIE® e este retorna com respostas precisas para aquele indivíduo.

 

“A parceria entre a Coimbra Genomics e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz nos coloca na vanguarda da implementação da medicina personalizada, trazendo maior previsibilidade e precisão na assistência aos nossos pacientes, através do uso e disseminação do sequenciamento genômico” avalia o Prof. Dr. Jefferson Gomes Fernandes, Superintendente de Educação e Ciências do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

 

Um conjunto global de alianças que envolve instituições como o Preventicum Institute for Individualized Medicine (Essen, Alemanha), o Rambam Medical Center (Haifa, Israel), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – CHUC (Portugal), a Ruppiner Kliniken (Região Berlim-Brandenburgo, Alemanha) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo, Brasil) participarão de um estudo piloto para os testes finais antes do lançamento comercial desta plataforma.

 

Sobre o Hospital

 

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos melhores centros hospitalares da América Latina, é referência em serviços de alta complexidade, com foco em Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia e Doenças Digestivas. Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital possui uma das maiores casuísticas do país e concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado ao paciente, além de investir fortemente no desenvolvimento científico, por meio do ensino e da pesquisa.

 

Com mais de 96 mil m² de área construída, o Hospital dispõe de 327 leitos de internação, 21 salas de cirurgia, 44 leitos na Unidade de Terapia Intensiva e Pronto Atendimento 24 horas. Além disso, oferece uma das mais qualificadas assistências do país e Corpo Clínico renomado, para que os pacientes tenham acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI) – principal agência mundial de acreditação em saúde. Hospital Alemão Oswaldo Cruz –www.hospitalalemao.org.br



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!