São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Notícias / Alto consumo de energéticos com álcool durante o Carnaval causa riscos à saúde

Notícias

Alto consumo de energéticos com álcool durante o Carnaval causa riscos à saúde

04/02/2016

Segundo cardiologista do HCor, a mistura entre as bebidas eleva a pressão arterial e agrava o quadro de pessoas com doenças cardíacas.

 

O médico ainda ressalta que a grande quantidade de cafeína presente nos energéticos também pode ocasionar arritmias, insônia, gastrite, desidratação, tremores, dores de cabeça, ansiedade, além de potencializar o efeito maléfico do álcool no cérebro, quando consumida em excesso

 

Em busca de mais disposição e energia na hora de curtir a folia do carnaval não são poucas as pessoas que optam por misturar energéticos com bebidas alcoólicas, sem levar em conta a quantidade que estão ingerindo. “Em excesso, essa mistura pode elevar a pressão arterial, o que pode tanto desencadear problemas cardíacos em pessoas sadias, quanto agravar o estado de saúde de portadores de cardiopatias.

 

Vale lembrar que a grande quantidade de cafeína presente nos energéticos também pode ocasionar arritmias, insônia, gastrite, desidratação, tremores, dores de cabeça, ansiedade, além de potencializar o efeito maléfico do álcool no cérebro (Veja abaixo)”, explica o Dr. Daniel Santos, cardiologista do Hospital do Coração (HCor).

 

Segundo o Dr. Santos, o excesso no consumo da mistura entre as duas bebidas se dá pelo fato de que o gosto de destilados como vodca e uísque são facilmente mascarados pelo sabor dos energéticos. Outro agravante é que a presença de cafeína, que oculta os efeitos do álcool, leva a pessoa a beber cada vez mais.

 

“O álcool é um depressor e após a ingestão de uma dose começam os primeiros sintomas de relaxamento e sonolência. A cafeína, por outro lado, é um estimulante e causa uma sensação de euforia e excitação”, explica o cardiologista do HCor. “A união entre os dois faz o usuário não sentir as consequências da ingestão alcoólica. Ou seja, com a redução do efeito sedativo do álcool provocada pelos energéticos, a pessoa se sente apta a beber por mais tempo e não percebe a embriaguez”, alerta o médico.

 

O Dr. Santos acrescenta que, embora a pessoa possa se sentir um pouco melhor com a combinação, os reflexos e a sua coordenação motora se mantêm alterados. “Isso representa um perigo a mais, já que pode favorecer a ocorrência de acidentes de trânsito”, alerta o cardiologista do HCor.

 

Efeitos da mistura para o cérebro

 

O Dr. Santos ressalta que a cafeína presente nos energéticos pode potencializar o efeito maléfico do álcool no cérebro. “Pesquisas mostram que a combinação de álcool e cafeína acelera a morte das células cerebrais. Esse processo pode, por exemplo, desencadear a ocorrência de doenças como Alzheimer e Parkinson”, explica o médico.

 

Dr. Santos acrescenta que tais estudos também apontam que quando o consumo de bebida alcoólica é exagerado, a mortalidade precoce de células cerebrais aumenta em 50%. Porém, quando há uma junção entre álcool e cafeína, esse risco chega a 80%. “A morte de células cerebrais também pode prejudicar as atividades motoras e cognitivas do indivíduo de maneira permanente, já que alguns tipos de lesão cerebral não se regeneram”, conclui o médico do HCor.



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!