São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Vacina contra Ebola apresenta 100% de eficácia

Notícias

Vacina contra Ebola apresenta 100% de eficácia

01/08/2015

A vacina contra Ebola, VSV-ZEBOV, que está sendo desenvolvida em parceria pela MSD (conhecida como Merck nos Estados Unidos e Canadá) e a NewLinks Genetics apresentou resultados que trazem esperança para o combate da doença, que já matou mais de 11,2 mil pessoas e infectou outras 27,7 mil, em todo o mundo desde o ano passado. Os testes clínicos de fase III, publicados hoje na revista científica The Lancet, mostram 100% de eficácia da vacina, em dose única. Verificou-se que todos os indivíduos vacinados foram protegidos contra a infecção pelo vírus Ebola dentro de 6 a 10 dias após a vacinação.

 

Os resultados deste estudo contínuo, bem como outros já em curso e testes adicionais a serem realizados, serão utilizados para sustentar os pedidos de aprovação mediante às agências reguladoras em todo o mundo.

 

Realizado em Guiné, o estudo levou em consideração os efeitos da vacina em 4 mil pessoas. E foi conduzido por uma equipe que inclui pesquisadores da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Instituto Norueguês de Saúde Pública, o Ministério da Guiné e Médecins sans Frontières Saúde.

 

"A MSD tem um compromisso duradouro de desenvolver vacinas e medicamentos que tratam de doenças infecciosas mais devastadoras do mundo", disse Dr. Roger M. Perlmutter, presidente da Merck Research Laboratories. "Os extraordinários esforços da equipe de cientistas têm rendido resultados que sugerem um papel promissor para nossa vacina na luta contra o Ebola ", finaliza Perlmutter.

 

Sobre o desenvolvimento da vacina VSVD-ZEBOV

A vacina VSVD-ZEBOV foi inicialmente projetada com o apoio da Agência de Saúde Pública do Canadá e licenciada para NewLink Genetics Corporation. Para preparar a vacina, o vírus da estomatite vesicular foi enfraquecido por remoção de um dos seus genes, que foi então substituído por um único gene do vírus Ebola que não pode causar doença, por si só. Indivíduos vacinados desenvolveram anticorpos contra o Ebola, o que poderia ajudar a proteger contra infecções futuras.

 

No final de 2014, quando o atual surto de Ebola atingiu proporções alarmantes, a MSD fez uma parceria com a NewLink Genetics e passou a licenciar a vacina com o objetivo de acelerar o desenvolvimento desta imunização. Desde aquela época, a empresa ajudou a criar um programa de desenvolvimento amplo, incluindo os testes provisórios de fase III e os resultados de eficácia divulgados hoje. Até o momento, a vacina VSVD-ZEBOV foi administrado a mais de 9 mil pessoas, em testes clínicos de fases I, II e III.

 

A MSD é responsável pela investigação, desenvolvimento de esforços em prol da vacina VSVD-ZEBOV e sua futura fabricação. A companhia se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com outras partes interessadas para acelerar o desenvolvimento contínuo, a produção e, se for licenciada, a distribuição da vacina.

 

Conheça a MSD - A MSD é líder mundial em cuidados com a saúde e trabalha para ajudar as pessoas de todo o mundo a ficar bem. Por meio de nossos medicamentos, vacinas, terapias biológicas e produtos de saúde animal, trabalhamos em parceria com nossos clientes em mais de 140 países para oferecer soluções inovadoras na área da saúde. Também faz parte do nosso compromisso buscar alternativas para aumentar o acesso da população a nossos medicamentos e fazemos isso por meio de programas e parcerias em todo o mundo.

 

Sobre MSD no Brasil - Presente no Brasil desde 1952, a MSD conta com cerca de 2.300 funcionários no país, que respondem por todas as divisões globais da companhia: Saúde Humana, Saúde Animal e Pesquisa Clínica. Sua sede fica em São Paulo, e conta atualmente com seis unidades fabris, nas cidades de São Paulo, Barueri, Sousas e Cruzeiro. Para mais informações, acesse www.msdonline.com.br.

 



Fonte: divulgação | Portal da Enfermagem
Sobre Fontes Externas de Informação
Os artigos, notícias de fontes externas, assim como as imagens, publicados no Portal da Enfermagem são de total responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião, postura ou atitude do Portal da Enfermagem.
Além disso, possuímos uma lista prévia de veículos nacionais (jornais, revistas e sites) que costumamos replicar o conteúdo em nosso portal, sempre citando a fonte.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Nenhum comentário enviado, seja o primeiro. Participe!