São Paulo, 25 de abril de 2024
Home / Entrevistas

Entrevistas

Residência em Enfermagem

Maria do Carmo Haddad
Universidade Estadual de Londrina - PR
[email protected]

04/06/2012

Estudos apontam que no Brasil, desde 1961, a Residência em Enfermagem vem ganhando espaço pela importância do seu enfoque prático, que aliado a dimensão teórica e ao favorecimento da pesquisa, atraem cada vez mais,  enfermeiros recém formados.

No âmbito da nossa categoria, a portaria 004/2002 criou a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Sistema COFEN / CORENs para orientar e estabelecer normas para o efetivo cumprimento da Resolução 259/2001, que estabelece padrões mínimos para registro de Enfermeiro Especialista, na modalidade de Residência em Enfermagem.

Desde a época de sua constituição, a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Sistema COFEN/CORENs, é reconhecida pela categoria como referência para a criação e implantação de novos Programas de Residência em Enfermagem no Brasil.

O Portal da Enfermagem convidou a professora Doutora Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, docente da área de Gerencia, coordenadora da residência em Gerencia dos Serviços de Enfermagem e Coordenadora do Mestrado em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina-PR, para esclarecer algumas dúvidas dos nossos internautas sobre o assunto.

Como podemos definir Residência em Enfermagem?
A Residência em Enfermagem caracteriza-se como treinamento em serviço e possibilita ao enfermeiro o crescimento profissional por meio do aperfeiçoamento de habilidades técnicas a obtenção do título de especialista na área de escolha.

Na sua opinião qual a importância da Residência em Enfermagem para o enfermeiro?
Muitas são as vantagens de um curso de residência planejado e bem estruturado, além do preparo técnico científico, o residente adquire segurança profissional para o desenvolvimento das atividades práticas, se conscientiza da necessidade do aprendizado complementar elegendo prioridades, colabora com as orientações para a equipe de enfermagem proporcionando melhores condições de trabalho e elevando o padrão de atendimento institucional. Ressalta-se que a Residência em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina é referência na área de gerência de enfermagem e por ser o único no país, de acordo com informações do Conselho Federal de Enfermagem descrito no relatório da visita in loco para reconhecimento do curso, realizado em 2009.

Qual a legislação aplicável?
Portaria Interministerial Nº 45, de 12 Janeiro de 2007
Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde e institui a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde.

No âmbito do sistema Cofen/Corens a Resolução 259/2001, que estabelece os padrões mínimos para o registro de residência em Enfermagem.

Qual a entidade responsável pelo controle dos programas de residência?
Em 2000, o Conselho Federal de Enfermagem constituiu um grupo de trabalho, composto por enfermeiros, representantes dos Programas de Residência em Enfermagem dos diversos estados com o objetivo de estabelecer os padrões mínimos para o registro do enfermeiro especialista na modalidade de Residência em Enfermagem, consolidado na promulgação da Resolução COFEN 259 / 2001.

Estruturalmente, a referida resolução previu a criação da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem (Conarenf) do Sistema COFEN / CORENs para orientar e estabelecer normas para o efetivo cumprimento dessa resolução.

Desde a época de sua constituição, a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem do Sistema COFEN/CORENs, é reconhecida pela categoria como referência para a criação e implantação de novos Programas de Residência em Enfermagem.

O Ministério da Educação e Cultura – MEC, também possui a Comissão Nacional de Residência Multuprofissional – CNRMS, atua tendo como norteadora a Lei Nº 11.129, de 30 de junho de 2005.

“A Resolução 259/2001-Cofen, criou a Comissão Nacional de Residência em Enfermagem para orientar e estabelecer normas para o efetivo cumprimento das questões relativas à Residência em Enfermagem.”

 

Quais são as finalidades da Conarenf?
- Subsidiar o aperfeiçoamento dos programas já existentes;
- Contribuir para a implantação de novos programas com base nos padrões mínimos estabelecidos em diversos Estados do País;
- Construir espaços científicos significativos (Congresso Nacional de Residência em Enfermagem) para discussão de questões inerentes a Residência em Enfermagem e produção de conhecimento que construímos ao longo dos últimos anos com a realização de quatro Congressos de Residência em Enfermagem;
- Emitir parecer técnico para fins de titulação de especialista na modalidade de residência em Enfermagem;
- Receber e analisar solicitação para credenciamento dos programas de residência em Enfermagem;
- Agendar visitas técnicas para fins de credenciamento de Programas de Residência em Enfermagem;
- Credenciar junto ao Sistema COFEN/ CORENs, os Programas de Residência em Enfermagem;
- Criação e manutenção do site da Comissão Nacional de Residência em Enfermagem;
- Elaboração e atualização do Catálogo de Programas de Residência em Enfermagem;
- Integração à Câmara Técnica do Mercosul e CREM-CTM/ COFEN.
Paralelo ao CBCENF (Congresso Brasileiro do Conselho Federal de Enfermagem),é realizado um Congresso Nacional de Residência de Enfermagem cuja programação, estão previstas palestras, mesas-redondas, exposição de estandes e apresentação da produção científica de alguns residentes.

Geralmente quais são os critérios para que o enfermeiro possa se inscrever em programas de residência?
Poderão candidatar-se enfermeiros, que comprovem conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem até o período da matrícula na Residência de Enfermagem e que possuem carteira de identidade do Enfermeiro expedida pelo Conselho Regional de Enfermagem do seu estado.

Como nasceu a idéia de criação da residência em enfermagem da UEL?
O Curso de Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina foi criado em 1972. Desde então, passou por algumas reformas curriculares, tendo culminado com o Currículo Integrado, atualmente em vigor. As experiências de construção do SUS ao longo das últimas décadas deixaram clara a necessidade de reformulação do modelo assistencial curativo vigente, para práticas com enfoque na promoção da saúde.

Sendo assim, o Departamento de Enfermagem/CCS/UEL implantou o Programa Integrado de Especialização em Enfermagem na Modalidade Residência, entendendo que o processo de aprendizagem é de natureza participativa, e tem como eixo central o trabalho cotidiano nos serviços de saúde, uma vez que, no âmbito do trabalho se consolidam os possíveis comportamentos e formas de cuidar em saúde.

Quais são os objetivos do programa de residência implementado?
A Residência em Gerencia dos Serviços de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina-PR tem por objetivo geral capacitar o enfermeiro para atuar na área de administração de serviços de enfermagem, com vistas a analisar, intervir e modificar o quadro vigente, quando necessário, levando em conta a complexidade da organização da instituição.
E por objetivos específicos:
1.   Capacitar enfermeiros para a gestão das organizações;
2.   Desenvolver os conhecimentos gerenciais a partir de novos enfoques e modernas técnicas de gestão, integrando a ótica assistencial e a ótica econômica da gestão;
3.   Aprimorar habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências da gestão dos serviços de enfermagem;
4.   Desenvolver conhecimentos para o planejamento / condução de estratégias gerenciais;
5.   Desenvolver conhecimentos para delinear o perfil gerencial dos serviços de enfermagem, para atuar em um ambiente complexo, variável e repleto de limitações, empregando o enfoque estratégico e utilizando a negociação como instrumento de gerência.

Como é a dinâmica do programa de residência em Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem que a senhora coordena?
A Residência em Gerencia dos Serviços de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina-PR possui carga horária de 5.760 horas distribuídas em dois anos. Está estruturado conforme a Resolução 259/2001 do Conselho Federal de Enfermagem, e tem como requisito obrigatório para obtenção do certificado de conclusão de curso o desenvolvimento de, no mínimo, dois artigos científicos por aluno associado a apresentações anuais de trabalhos em pelo menos dois eventos, sendo um local e outro nacional.

A carga horária do primeiro ano inclui conteúdos teóricos (375 horas) que são desenvolvidos em comum a todas as modalidades ofertadas no Programa de Residência em Enfermagem. Inclui também conteúdos específicos (630 horas) da área da gerência, ministrados sob a forma de aulas dialogadas, seminários, estudos de caso, e outras.

As atividades práticas da Residência são realizadas nas unidades de urgência/emergência, de internação e de terapia intensiva de adultos em hospitais de níveis secundário e terciário da cidade de Londrina-PR. A carga horária prática do 1º ano é de 1.875 horas e no 2º ano de 2.880 horas desenvolvidas em jornada de 40 horas semanais, incluindo um plantão de 12 horas nos finais de semana. Já as atividades teóricas totalizam 20 horas semanais.

No segundo ano, os estágios ocorrem em serviços da alta gerência de enfermagem do Hospital Universitário de Londrina (HUL), na Santa Casa de Londrina e na Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade da Universidade Estadual de Londrina.

Durante todo o curso, o aluno é avaliado de forma sistemática e individualmente, por meio do portfólio reflexivo, das reuniões mensais entre residentes, docentes e enfermeiros dos campos de estágio, e da oficina de trabalho realizada anualmente para avaliar o desenvolvimento da residência no respectivo ano e planejar as atividades para o ano seguinte.

Como e quando ocorre o processo seletivo?
A Seleção Pública é realizada no final do segundo semestre de cada ano e constitui da avaliação de conhecimentos, mediante a aplicação de Prova Objetiva, Prova de Análise de Currículo e Entrevista. A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório e é composta por questões de conhecimentos gerais de enfermagem.

Na segunda fase, os 24 primeiros classificados na prova objetiva são convocados para entrevista, que possui caráter classificatório.

Já a prova de análise de Currículum vitae é realizada a todos os candidatos aprovados na prova objetiva e convocados para a entrevista e também tem caráter classificatório.

Os profissionais que participam do programa de residência, recebem uma bolsa? Qual o valor e quem mantém este pagamento? Existem outros benefícios?        
Sim. Os residentes recebem uma bolsa/remuneração cujo valor é igual para todos os residentes da área da saúde e sobre a qual incide a contribuição previdenciária e as deduções fiscais, na forma da lei. O pagamento das bolsas é de responsabilidade da Universidade Estadual de Londrina. Além disso, o residente tem direito a alimentação durante os estágios e a repouso anual de 30 dias em data estabelecida pela CORENF.

Quais são as principais orientações dadas aos ingressos no programa de residência?
Nos três primeiros dias, os ingressos são apresentados aos docentes que participam do curso e às estruturas físicas que fazem parte da residência, no caso, dois hospitais de médio porte, dois hospitais de grande porte e o Centro de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina.

Além disso, é fornecido aos alunos o Módulo contendo os desempenhos que devem ser atingidos durante a residência, as estratégias pedagógicas utilizadas e o método de avaliação do programa. 

Como ocorre o processo de avaliação do residente? Ao término da residência ele apresenta alguma monografia?
Ao longo da Residência em Gerência de Serviços de Enfermagem ocorrem diferentes momentos de avaliação dos desempenhos nas modalidades de avaliação Somativa e Formativa. A cada três meses realiza-se uma avaliação formal do desempenho do residente de enfermagem.

Mensalmente os enfermeiros dos serviços onde os residentes realizam seus estágios, os docentes e residentes fazem uma reunião de avaliação do desenvolvimento da residência.

Além disso, é utilizado o portfólio como instrumento de avaliação formativa, considerando que ele oportuniza o acompanhamento do desenvolvimento do processo de aprendizagem, por meio do registro das produções do residente, suas percepções e estudos, tendo em vista as competências, desempenho, habilidades e atitudes a serem alcançadas.

O portfolio é um instrumento de diálogo entre o professor, enfermeiros das unidades de estágio e o residente, na medida em que é compartilhado e enriquecido por novas informações, auxiliando na sistematização da avaliação processual das experiências de ensino-aprendizagem e dos desempenhos. Desta forma, permite ao residente uma ampliação e diversificação do seu olhar, estimulando a auto avaliação e a busca de novas oportunidades de aprendizagens.

Também, cabe aos residentes a elaboração e publicação de dois artigos científicos, cujo desenvolvimento será acompanhado nos Seminários de Pesquisa com a participação dos residentes do primeiro e do segundo ano e docentes.

 

“O portfolio permite ao residente uma ampliação e diversificação do seu olhar, estimulando a auto avaliação e a busca de novas oportunidades de aprendizagens”.

 

Como é a participação dos enfermeiros de campo neste processo de avaliação e como ocorre a supervisão dos residentes?
Os enfermeiros responsáveis pelo campo de estagio acompanham as atividades dos residentes nos setores e participam da avaliação juntamente com o docente. Os residentes recebem visita semanal do docente no campo de estagio. Nessa oportunidade são realizadas reflexões sobre a prática profissional do residente com objetivo de desenvolver as habilidades necessárias para atingir os desempenhos esperados.

Na sua opinião, quais as principais dificuldades encontradas na coordenação de programas de residência?
- Numero de residente menor que a solicitação dos campos de estágios;
- Necessidade do enfermeiro de campo reconhecer o papel do residente;
- Não há presença de todos os enfermeiros nas reuniões mensais de avaliação do desenvolvimento da residência;
- Pouco tempo para desenvolvimento de projetos e ações em alguns campos;
- Atividades da residência (aulas, congressos, internato) coincidem com as dos setores;
- Atender as expectativas dos enfermeiros de campo e residentes;
- Sobrecarga de atividades docentes;
- Residentes ansiosos nos meses de outubro e novembro devido a processos seletivos em programas de mestrado e ou concursos para empregos.

Em que casos pode ocorrer o desligamento do residente do programa?
Somente quando ocorre uma falta grave do residente ou abandono das atividades da residência por sete dias consecutivos, todas previstas no Regimento do Programa de Residência do Hospital Universitário de Londrina-PR.

O enfermeiro residente não tem vinculo empregatício com a Instituição. Como ele é orientado sobre a Previdência Social e como é o seguro de acidentes de trabalho ?
Está previsto no Regimento do Programa da Residência do Hospital Universitário de Londrina, que o pagamento da Previdência Social e o seguro de acidentes de trabalho são de responsabilidade do residente.

No âmbito da pesquisa qual o compromisso do enfermeiro residente ?
A pesquisa é fundamental para o desenvolvimento do residente, uma vez que possibilita que o profissional realize suas atividades com embasamento cientifico. Neste sentido, o residente participa de encontros de pesquisa mensais com os docentes da área para construção e discussão de projetos de pesquisa e extensão.

As pesquisas são realizadas na linha de pesquisa dos docentes que são: a formação de recursos humanos em enfermagem, gestão de serviços de enfermagem, saúde do trabalhador, psicodinâmica do trabalho em saúde, gerenciamento de risco, qualidade da assistência de enfermagem e o cuidado de enfermagem nas fases do ciclo vital e nos diversos níveis assistenciais.

O empenho de residentes e docentes vem trazendo resultados significativos no campo da pesquisa. Até o momento, foram submetidos 74 artigos para publicação, 34 publicados, 103 apresentados em eventos científicos, sendo que 09 trabalhos receberam prêmios.

Haddad M.C.F.L. Residência em Enfermagem. Portal da Enfermagem [internet]. 2012 junho [acesso em dia/mês/ano]. Disponível em: http://www.portaldaenfermagem.com.br/entrevistas_read.asp?id=81