São Paulo, 25 de abril de 2024
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Entrevistas

Ensino a Distância

Fábio Aquino
Formado em Comunicação Social e pós graduando em Marketing e Gestão de Negócios.Gerente de Marketing do IbacBrasil
[email protected]

01/05/2012

No Brasil, a prática de estudar em casa apareceu em meados dos anos 1960, quando as aulas eram transmitidas por rádio e acompanhadas por materiais impressos. No final dessa mesma década, o Ministério da Educação já contava com 31 estabelecimentos de ensino a distância nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo um levantamento realizado pelo órgão.

 

Desde que foi regulamentada pelo Ministério da Educação, com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, a educação a distância tem crescido muito, devido principalmente ao aumento da informatização e fácil acesso a internet em nosso país.

 

O Portal da Enfermagem, entrevistou Fábio Aquino, formado em Comunicação Social e pós graduando em Marketing e Gestão de Negócios, atualmente atua como Gerente de Marketing do IbacBrasil, empresa especializada no Ensino a Distância. Aquino esclareceu que seu interesse pela educação a distância começou logo após o término da faculdade, quando sentiu a necessidade de aprimorar-se em alguns pontos específicos, e na época cursos online apareceram como solução fácil e eficaz.

“Esses cursos serviram de respaldo para minha contratação como trainee de Marketing em uma indústria farmacêutica na Guatemala, onde permaneci por um ano. Retornando ao Brasil, com experiência na área de saúde, comecei a atuar como Gerente de Marketing do IbacBrasil, que até hoje tem como principal foco a área de saúde, dando destaque para cursos online de aprimoramento profissional em Enfermagem, complementa.”

 

Leia a entrevista abaixo e não deixe de expressar sua opinião, boa leitura !

 

Qual o papel da educação a distância EaD no processo ensino-aprendizagem?

A educação a distância (EaD) media o processo de ensino-aprendizagem por tecnologias. Desta forma, em diferentes tempos e espaços, é possível que várias pessoas compartilhem e construam conhecimentos. No entanto, pensar em EaD e, principalmente, fazê-la com compromisso, significa focar nas peculiaridades desta modalidade de educação, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem numa abordagem de colaboração, interação, continuidade, flexibilidade e até mesmo de ampla difusão.

Atualmente, vivemos em uma época intitulada por muitos como “sociedade da informação”. Neste contexto, divulgar informações ou ter acesso a elas, no entanto, não significa ressignificá-las e transformá-las em conhecimento. Sendo assim, quem está envolvido com a EaD, precisa considerar estes elementos para valorizar as estratégias de ensino e possibilitar a reflexão crítica do educando, a ponto que as informações sejam transformadas em conhecimento.

Outro ponto de destaque, ao tratar do papel da EaD no processo ensino-aprendizagem, é a contínua necessidade de aperfeiçoamento, imposta nos dias de hoje. Subsidiada por conceitos, como tempo, espaço e flexibilidade, compatíveis com a sociedade atual, essa modalidade de ensino favorece a adequação das pessoas ao tempo e condições de estudo ao constante aprimoramento, não apenas profissional, mas também de outros âmbitos que envolvem a vida humana.

 

Em quais normatizações o EAD está respaldado? Existe legislação aplicável?

Quando falamos de normatizações e legislação aplicada à educação no Brasil, devemos levar em consideração, primeiramente, o Artigo 205 da Constituição Federal, que diz que a educação é um direito de todos e um dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Especificamente falando da educação a distância, ressalta-se o Artigo 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que diz que o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada.

De acordo com o Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB) entende-se por Educação a Distância a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

 

Como o senhor vê a aceitação do mercado de trabalho com relação ao ensino a distância?

Com os avanços da tecnologia e a limitação do tempo, o ensino a distância vem se tornando uma necessidade cada vez maior, e isso é demonstrado pelo constante crescimento dessa modalidade em todo país.

O mercado inicialmente tinha um preconceito muito grande, pois essa modalidade de ensino era nova, não muito praticada e alvo de críticas. Essa ainda é a principal dificuldade do ensino a distância no País. Justifica-se esse pensamento pela má qualidade demonstrada por algumas instituições, que chamam de educação a distância o simples fato de disponibilizar uma apostila online.

Porém, o mercado já sente a necessidade de se adaptar a essa nova realidade, pautada em um modelo de ensino sério, legalizado e amplamente amparado pelo MEC. Sabemos que existem instituições que oferecem bons cursos a distância, que capacitam profissionais por meio de uma metodologia avançada e com boa qualidade no processo de ensino-aprendizagem.

O bom desempenho de um curso a distância depende, com grande grau de importância, de quem está realizando o estudo, e é esse o principal diferencial que o mercado de trabalho enxerga. Atualmente o aluno que escolhe o ensino a distância é valorizado, por acreditarem que ele seja mais responsável, curioso e principalmente comprometido com os estudos, refletido também em seu lado profissional.

 

“O bom desempenho de um curso a distância depende, com grande grau de importância, de quem está realizando o estudo, e é esse o principal diferencial que o mercado de trabalho enxerga”.

 

 

O senhor poderia nos falar um pouco sobre a a plataforma que foi construída os cursos de sua empresa? Houve problemas de adaptação para que os diversos tipos de computadores pudessem ter acesso ao programa?

Os cursos são realizados através da Plataforma Jornada, uma das poucas plataformas de ensino reconhecida pelo MEC como tecnologia educacional. Esse ambiente de estudos foi idealizado e criado pelo próprio IbacBrasil, o que nos deu total liberdade para acrescentar os diversos recursos didáticos utilizados atualmente.

Tendo o domínio da tecnologia, não houve problemas de adaptação, pois praticamente todos os computadores adquiridos nos últimos cinco anos possuem os requisitos tecnológicos mínimos necessários para realizar os cursos.

Estamos trabalhando em uma nova versão da Plataforma Jornada, mais moderna, com mais recursos e que será suportada em tablets, uma nova tendência mundial.

 

Os alunos têm respaldo de monitores/ tutores especialistas? Quem são eles e como são denominados? Que tipo de preparo/ treinamento eles recebem?

Um monitor (acadêmico de enfermagem), sob a supervisão de um tutor (Enfermeiro, Mestre ou Especialista), acompanha os estudantes, orientando, motivando e esclarecendo dúvidas, sempre comprometido com a efetividade do aprendizado.

Atuando em um módulo específico da Plataforma Jornada, o monitor dispõe de relatórios online que informam como cada estudante realiza suas atividades, qual o aproveitamento nas avaliações, quando estudou, quanto tempo permaneceu estudando entre outros tantos registros, podendo proporcionar um atendimento personalizado para casa aluno.

Sempre que precisar, o monitor pode se comunicar com o estudante por telefone, pelo chat individual ou pelo correio eletrônico da Plataforma.

Para os cursos de Enfermagem, contamos com treinamento de seus tutores e monitores realizado por um profissional com formação acadêmica e experiência na área de EaD.

 

No curso a distância o aluno é co-responsável do processo educativo. Quais dicas o senhor pode passar para que ele tenha mais eficácia nesse aprendizado?

Um aluno que escolhe a EaD como metodologia de aprendizado, de fato deve tomar alguns cuidados, com o objetivo de tirar o máximo proveito do conteúdo que está sendo disponibilizado.

Organizar o tempo é fundamental. Apesar de serem sugeridos calendários recomendados de estudos, o aluno tem total autonomia para avançar de acordo com o seu ritmo, sempre respeitando o prazo final. É importante estabelecer dias e horários para estudar, sem que isso interfira em outros compromissos. Dessa maneira a dedicação poderá ser total.

Nunca deixe para concluir o curso nos últimos dias. Estudar correndo nunca é uma boa solução, pois o grau de aprendizado diminui consideravelmente. Lembre-se que você será avaliado durante o processo e ao final do curso para receber seu certificado. Além disso, você depende da tecnologia, na qual imprevistos podem acontecer, acarretando na perda dos prazos finais.

Aproveite todos os recursos disponibilizados. Envie e-mails com dúvidas aos monitores e tutores, participe dos fóruns e chats. Esses são os principais pontos de encontro com terceiros, realizados principalmente para a troca de experiências. Isso ajuda a diminuir as barreiras da distância e torna seu aprendizado ainda mais completo.

Escolha um ambiente apropriado para o estudo. Assim como em salas de aula presenciais, é necessário atenção e concentração para avançar nos estudos com qualidade. Escolha ambientes silenciosos, sem interrupção de outras pessoas e principalmente longe das tentações, como televisão. 

 

“Assim como em salas de aula presenciais, é necessário atenção e concentração para avançar nos estudos com qualidade”.

 

Pela sua vivência, os profissionais de Enfermagem estão preparados para o EaD?

Tenho certeza que sim. Percebo que esses profissionais não medem esforços para manter os seus conhecimentos atualizados. Eles sabem que o mercado de trabalho abrange diversas áreas de atuação, o que lhes exige conhecimentos teóricos, bem como agilidade, observação, avaliação, coordenação, criatividade e bom senso na hora de decisões.

Sabemos que eles, em sua grande maioria, possuem jornadas duplas de trabalho, impossibilitando o aprimoramento para corresponder a essas expectativas. Nesse contexto, a EaD se apresenta como uma excelente possibilidade.

É comum ver profissionais estudando no meio da madrugada, quando estão de plantão, por exemplo. Tivemos até um caso onde o aluno pediu a ampliação do prazo de estudos, pois teria que viajar, de barco, até uma tribo indígena aonde não havia sinal de internet. Exemplos como esses nos fazem perceber o quão procurada é a atualização por parte desses profissionais. 

 

Como podem ser trabalhadas as atividades que também necessitam de práticas ?

No caso de cursos que exigem práticas presenciais, como graduações e especializações, as empresas que ofertam esse tipo de serviço devem possuir polos presenciais, para que os alunos possam cumprir com o cronograma dessa modalidade de ensino.

Cabe ao aluno decidir qual a melhor instituição para sua rotina, levando em consideração o deslocamento até o local onde serão desenvolvidas as aulas práticas. Hoje em dia, praticamente todas as capitais possuem instituições que ofertam cursos a distância com sedes locais para realização de módulos presenciais, mas vale ressaltar que nem sempre elas ofertarão um curso específico de seu interesse.

Nesse caso entra no cenário o deslocamento entre cidades, e muitas vezes entre estados, para realização de aulas práticas e apresentações de trabalhos de conclusão de curso, por exemplo. Em situações como essa, o ensino a distância vem a ser um aliado dessas pessoas. Dificilmente elas podem viajar semanalmente, ou quinzenalmente para atender às classes presenciais. Com a metodologia mista, elas estudam grande parte do tempo em casa e precisam se deslocar poucas vezes para cumprir com o cronograma presencial.

Nesse sentido, os horizontes da educação brasileira foram ampliados, fazendo com que as pessoas tenham a possibilidade de realizar cursos específicos de seus interesses, nos quatro cantos do país, sem a necessidade de morar nesses locais.

  

Como nasceu a iniciativa da promoção de cursos à distância pela sua empresa?

Percebemos que as exigências curriculares e a necessidade de aprimoramento profissional são pré-requisitos para um mercado que aumenta seu nível de competitividade diariamente. Atrelado a essas mudanças, destacamos que o tempo é cada vez mais valioso, contudo, as pessoas possuem cada vez menos tempo para se dedicarem às atividades fora do ambiente laboral ou do âmbito familiar.

Com base nesse panorama, a EaD aparece como uma possibilidade valiosa, ao se caracterizar como uma modalidade de ensino cada vez mais reconhecida e eficaz, na qual professores e estudantes estão interligados, em locais e tempos diversos, dando ao aluno total autonomia para os estudos.

Com a missão de prover soluções em tecnologia, conteúdos e serviços para a educação a distância, nasceu o IbacBrasil.

  

Desde quando ele existe? Quantos profissionais já formou? Quantos estão em processo de formação?

Fundado em 2003, o IbacBrasil se tornou referência na implantação e operacionalização de grandes programas de atualização profissional online, sendo reconhecido como uma das mais especializadas empresas de educação a distância do Brasil, ofertando cursos online para mais de 190.000 profissionais em todo país. Atualmente contamos com cerca de 6.600 alunos estudando cursos de atualização profissional.

  

Quantos cursos vocês oferecem e em que áreas da enfermagem?

Atualmente contamos com 16 cursos online de atualização profissional na área de Enfermagem e já temos outros 10 em produção, que serão lançados até o início do segundo semestre.

Nosso objetivo é capacitar e atualizar pessoas nas diferentes áreas da enfermagem, por isso nos preocupamos em ofertar cursos com temáticas variadas, abrangendo todos esses segmentos e buscando satisfazer os diferentes interesses, que podem estar presentes nos quatro cantos do País.

  

O senhor poderia falar um pouco sobre o método e ferramentas utilizados pelo IbacBrasil ?

Nossos cursos possuem uma metodologia direcionada por pedagogos que, junto com os autores dos cursos, que são especialistas, mestres e doutores na área de conhecimento do curso,  constroem conteúdos pensando no público alvo e nos objetivos educacionais. Eles são os responsáveis por garantir não só a qualidade dos conteúdos, mas também na sua disposição mais adequada para a educação a distância online.

Além do conteúdo textual, os estudos são realizados apoiados em vídeos, fotos, imagens, gráficos, animações e diversos tipos de interação via web com outros cursistas. Optamos por ofertar nossos cursos em dias pré-estabelecidos com o objetivo de formar turmas, para que os alunos participem de grupos de debates como parte das estratégias de aprendizagem. Tudo isso foi desenvolvido e pensado com o objetivo de facilitar os estudos e viabilizar um maior aproveitamento dos conteúdos.

A Plataforma Jornada ainda possibilita que o aluno imprima o conteúdo do curso para acervo pessoal, além de proporcionar um bloco de notas interativo, no qual o aluno pode fazer anotações no próprio conteúdo ao longo do curso.

  

Dentro de seu curso como é o sistema de avaliação do conhecimento do aluno?

Da mesma maneira que um livro é dividido em capítulos e subcapítulos, nossos cursos online são divididos em Núcleos Temáticos e Unidades de Estudos.

O aproveitamento do estudante é avaliado na medida em que avançam os estudos, ao final de cada Unidade de Estudo e ao final de cada Núcleo temático.  A nota final será extraída de uma média ponderada desses resultados, garantindo que o aluno seja avaliado ao longo de todo o processo de ensino.

Para que seja aprovado e receba o certificado em casa, o aluno deverá obter um aproveitamento mínimo de 70% (nota igual ou superior a 7.0).

  

Na sua opinião quais suas expectativas para o futuro do EaD?

Peter Drucker, afirma que a educação é um dos setores mais promissores para os próximos 20 anos.

Eu concordo. Basta tomarmos como exemplo o panorama de crescimento da educação a distância nos últimos anos e já podemos enxergar um futuro bastante promissor. Tivemos importantes conquistas para o setor e a tendência é que continue crescendo ainda mais, especialmente por conta dos constantes avanços tecnológicos e acessibilidade de classes que até então tinham pouco contato com a tecnologia.

Educação é um investimento para toda a vida, e assim como outros “produtos”, ela vem sendo moldada para se adequar às mudanças mundiais. Nesse processo, a educação à distância é o próximo passo, e é a missão de empresas, como o IbacBrasil, garantir que a qualidade da educação brasileira seja sempre superada, e, sobretudo, aperfeiçoada.