São Paulo, 24 de abril de 2024
Home / Eleições no Sistema / Conheça os candidatos e propostas do Estado do Mato Grosso do Sul

Eleições no Sistema

Conheça os candidatos e propostas do Estado do Mato Grosso do Sul

28/09/2017

 

Chapa 4 - Avançar Acreditando na Renovação

www.facebook.com/CHAPA04CORENMS/

Enfermeiros

 

Valdinei Pereira de Souza
Danielle Mariano Marques
Edilsom Maciel de Souza
Juliana do Nascimento Serra
Patrícia Fernandes Barreto
Rosangela Fernandes Pinheiro Nantes

 

 

 


Propostas para a gestão:

- Fortalecer o Departamento de Fiscalização - CORENMS, reestruturando para que as ações fiscalizatórias sejam permeadas no pensamento de atuação EDUCATIVA, PREVENTIVA e PROPOSITIVA visando o efetivo cumprimento da Lei 7.498/86 e ampliando junto aos Enfermeiros a utilização de ferramentas legais que tratem do dimensionamento de pessoal com o objetivo de estabelecer o quantitativo adequado de profissionais para uma assistência segura.

- Apoiar as iniciativas de fortalecimento dos programas de Residência de Enfermagem no Estado de Mato Grosso do Sul.

-  Estabelecer e fortalecer parcerias com o Ministério Público Federal e Estadual, OAB, Conselhos nacional, estadual, municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, Conselhos de Educação, visando obter condição de assistência e trabalho garantindo o cumprimento da Lei do Exercício Profissional da Enfermagem.

- Aumentar vínculo com a equipe de Responsáveis Técnicos instituindo fórum de discussão, inserido a importância do papel nas instituições de Ensino Superior e Médio contribuindo para uma formação profissional voltada às práticas seguras e as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e da iniciativa privada.

- Instituir programa de apoio ao Responsável Técnico na busca contínua da melhoria dos serviços prestados e valorização da profissão com periódica atualização no âmbito administrativo, jurídico, ético, político e social.

- Instituir encontro anual através de fórum de discussão com enfermeiros cada qual na sua área de conhecimento (especialidade), estimulando e fortalecendo o conhecimento técnico cientifico.

- Criar um link no site do CORENMS para orientar o profissional na elaboração de instrumentos da sua prática de trabalho tais como: regimentos, rotinas, protocolos, dentre outros, tendo como base boas práticas recomendadas pelo Departamento de Fiscalização.

- Fomentar e apoiar a criação e fortalecimento de um Fórum Estadual de Enfermagem permanente com os órgãos representativos da Enfermagem para traçar estratégias de valorização profissional e discutir assuntos de interesse para a categoria tais como: 30 horas (Projeto de Lei 2295/2000), Piso Salarial (Projeto de Lei 4924/2009), entre outros.

- Fortalecer as câmaras técnicas para apoiar a prática profissional, sendo propostas inicialmente as seguintes Câmaras: Ensino e Pesquisa, Gestão de Enfermagem, Assistência, Saúde do Trabalhador, fortalecendo as políticas formadoras dos profissionais de Enfermagem para que a mesma junto com as instâncias deliberativas do Governo e instituições de saúde busque a melhoria contínua na formação dos profissionais.

- Implantar o programa de ensino "CONECTA CORENMS” que consistirá em oferecer, juntos com parceiros, capacitações de interesse da categoria nas diversas áreas da enfermagem, destinado aos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares, podendo ser em conjunto ou específico para cada categoria.

- Estimular e divulgar agendas de eventos técnico, científico e cultural, promovidos por entidades ou associações de classe .

- Criar a virtualização da biblioteca facilitando a consulta cientifica dos profissionais no CORENMS.

- Fomentar a conscientização política dos profissionais de Enfermagem sobre a importância da SAE (Sistematização da Assistência da Enfermagem) como forma de assegurar uma assistência individualizada, eficaz e segura aos trabalhadores.

- Adotar como princípio da Gestão a prática de Administração Participativa implementando processo de audiência pública e/ou plenária descentralizada onde haja espaço específico para participação dos profissionais de Enfermagem da região

- Instituir parcerias e pleitear a participação junto as entidades representativas da Área de Saúde e de Enfermagem visando o empoderamento e proteção dos profissionais em todas as suas áreas de atuação

- Mobilizar e apoiar ações para melhoria da biossegurança dos profissionais de Enfermagem;

- Mobilizar e apoiar medidas para processo de trabalho no Gerenciamento de Riscos, Qualidade e Segurança no cuidado ao paciente e Melhoria da biossegurança dos profissionais de Enfermagem.

- Implementar e ampliar parcerias com entidades e instituições para estabelecimento de um programa anual de desenvolvimento profissional gratuito para Enfermeiros, Obstetrizes, Técnicos e Auxiliares de enfermagem e após pesquisa junto aos profissionais do seu real interesse.

- Promover a valorização e a defesa da imagem e da identidade da profissão perante a mídia e a opinião pública

- Implantar um Programa de Acolhimento ao profissional recém-formado para que possa conhecer seus deveres e direitos para o pleno exercício profissional realizando a entrega oficial da identidade profissional criando assim um ato solene no CORENMS deixando registrado momento especial na vida do profissional de enfermagem, com divulgação posterior na revista eletrônica.

- Implantar banco de dados online de currículos profissionais, permitindo às instituições a busca por profissionais de acordo com a sua necessidade.

- Implantar um Programa de Orientação, em parceria com outras entidades, ao profissional em fase de aposentadoria para dirimir dúvidas relativas ao processo.

- Estabelecer parcerias para viabilizar convênios para benefício dos profissionais de Enfermagem do Estado de Mato Grosso do Sul

- Implementar o serviço de Ouvidoria no CORENMS, ouvindo as necessidades e demandas dos profissionais objetivando a sua aproximação e participação efetiva.

- Estabelecer um canal da transparência divulgando a prestação de contas e o Planejamento Estratégico com suas respectivas ações por meio de informativo trimestral para acompanhamento dos profissionais de Enfermagem vislumbrando os gastos do CORENMS.

- Implementar uma política de gestão de pessoas com enfoque na valorização profissional dos servidores da autarquia, criando um clima favorável e harmonioso de trabalho

- Realizar um estudo de viabilidade de implementação revisando e adequando o plano de cargos e salários dos funcionários do CORENMS e consequentemente desenvolver o programa individual e coletivo.

- Realizar dimensionamento de pessoal adequando o quadro funcional prevendo, se necessário, a abertura de concurso para preenchimento de vagas.

- Reestruturar o regimento interno e a cultura organizacional do CORENMS e implantar organograma, com ampla divulgação.

- Efetivar Selo da Qualidade para o CORENMS, garantindo assim processos eficazes que venham de encontro a satisfação dos servidores e profissionais de Enfermagem

- Realizar estudo entre as macrorregiões para posterior análise de abertura de novos Postos de Atendimentos, facilitando aos profissionais a busca de serviços prestados pelo Regional.

- Fomentar e implementar a criação e manutenção das Comissões de Éticas nas instituições de saúde fortalecendo o processo de trabalho inserindo essa pratica junto ao Departamento de Fiscalização do CORENMS para o suporte necessário para implantação e manutenção dessas comissões.

- Constituir uma Câmara Técnica de Legislação para atualização das decisões do CORENMS e manutenção de banco de legislações e normas pertinentes ao exercício profissional

- Promover debate com a categoria por meio de audiências públicas regionalizadas, sobre código de ética dos profissionais de enfermagem, Lei do Exercício Profissional e assuntos de interesse para a categoria profissional.

- Realizar anualmente uma Feira de Empreendedorismo, destacando o trabalho desenvolvido por enfermeiros empreendedores.

- Renovar e estabelecer uma Semana de Enfermagem que tenha por objetivo a valorização do profissional de Enfermagem, abrangendo as áreas social, cultural e de lazer para o suporte necessário.

- Modernizar os instrumentos de comunicação interna e externa do CORENMS, objetivando a interlocução com os profissionais de Enfermagem, criando assim a Revista eletrônica da Enfermagem do Mato Grosso do Sul.

- Fomentar junto às universidades de enfermagem do MS criação de bancas para avaliação dos trabalhos de conclusão de curso para publicação na revista eletrônica do CORENMS

- Realizar a entrega oficial da certidão de anotação de responsabilidade técnica criando assim um ato solene no CORENMS deixando registrado o momento para instituição de saúde e vislumbrando a importância e conhecimento do profissional responsável técnico de enfermagem, com divulgação posterior na revista eletrônica.

- Atuar na garantia dos direitos da população juntamente com a colaboração dos profissionais da Enfermagem.

- Estabelecer parcerias com Instituições formadoras do estado que ofereçam Cursos de Pós-Graduação possibilitando aos inscritos no CORENMS se inscreverem nos cursos oferecidos com desconto no pagamento da mensalidade.

- Fomentar adequada parceria com ABEn estimulando o desenvolvimento técnico cientifico da equipe de Enfermagem

- Propor ao COFEN a implementação do serviço de cadastro dos profissionais de enfermagem, criando nova cédula profissional, com novo formato, mais resistente, com informações essenciais.

- Fomentar a realização de um estudo sobre viabilização de prédio próprio, e encaminhar proposta para consulta pública para todos os profissionais de enfermagem.



Fonte: Portal da Enfermagem