São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Eleições no Sistema / Conheça os candidatos e propostas do Distrito Federal

Eleições no Sistema

Conheça os candidatos e propostas do Distrito Federal

04/08/2017

 

Enfermeiros

Técnicos e Auxiliares

Ricardo Cristiano da Silva
Tiago Pessoa Alves
Marcos Wesley de Sousa Feitosa
Rinaldo de Souza Neves
Leila Gottems
Paulo Wuesley Barbosa Bomtempo
Lindalva Matos Ribeiro Farias
Ana Maria de Lima Palmeira
Viviane Franzoi da Silva
Tatiana V. Rubbo de Almeida

 

Cleidson de Sá Alves
Ana Alves Ramos
Celi Maria da Silva
Arilson Francisco
Maria Luiza Avelino Costa
Igor Ribeiro Oliveira
Maria do Ceú Alves de Sousa
Luciene da Silva Perdiz

 

 


Propostas para a gestão:

 

Ensino e Pesquisa
1. Fortalecer a Câmara Técnica de Ensino e Pesquisa com a finalidade de estimular e disciplinar o exercício profissional.
2. Implantar o Núcleo de Educação Permanente por meio do projeto "EduCoren-DF", para capacitação e atualização dos profissionais de Enfermagem nas instalações físicas do conselho no Conic.
3. Criar a plataforma de aprendizagem "EADCoren-DF" em ambiente digital e oferecer cursos de atualização e capacitação na modalidade de educação em Enfermagem à distância (EAD), por meio de vídeos aulas rápidas.
4. Ampliar o curso de acolhimento e a entrega coletiva dos registros profissionais para novos inscritos no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
5. Capacitar os estudantes e profissionais de Enfermagem para a elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa direcionados para as linhas de pesquisa do CNPQ e do SUS.
6. Apoiar o movimento de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a graduação em Enfermagem liderado pela Associação Brasileira de Enfermagem.
7. Instituir o "Prêmio Coren-DF" destinados aos trabalhos científicos realizados nas instituições de saúde pública e privada do Distrito Federal.
8. Fortalecer a atividade de criação, regulação e renovação de novos cursos técnicos de Enfermagem em conjunto com o Conselho de Educação do Distrito Federal.
9. Defender e valorizar os cursos de Enfermagem presenciais e combater o curso Superior e Técnico de Enfermagem à distância.
10. Promover seminários sobre especialidades em Enfermagem (auditoria, gestão, saúde da mulher, Enfermagem obstétrica, estética, gerontologia, etc.) visando a fortalecer, disseminar e atualizar o conhecimento.
11. Fortalecer a Enfermagem obstétrica no Distrito Federal, apoiando a criação da carreira do enfermeiro obstetra.
12. Criar a Revista de Enfermagem Brasiliense ("REBCoren-DF").

Valorização Profissional

1. Estabelecer políticas de valorização da Enfermagem.
2. Promover campanha de divulgação das atribuições dos profissionais de Enfermagem.
3. Instituir o prêmio "Destaque da Enfermagem Brasiliense", evento anual para profissionais de Enfermagem que tenham prestado importante contribuição à valorização e ao desenvolvimento científico da profissão.
4. Promover campanhas nas redes sociais para tratar e combater a violência contra os profissionais de Enfermagem.
5. Estabelecer uma política de trabalho para melhorar os índices da pesquisa Perfil da Enfermagem no Distrito Federal.
6. Ampliar e divulgar a rede de conveniados, para que os inscritos no Coren-DF tenham descontos em diversos serviços.

Cuidado e Segurança do Paciente
1. Fortalecer a Câmara Técnica de Assistência – formada por um colegiado de enfermeiros especialistas, mestres e doutores –, com o objetivo de assessorar a diretoria e os conselheiros por meio de pareceres tecnicamente fundamentados sobre assuntos das diversas áreas de atuação, visando ao aprimoramento do exercício profissional.
2. Revisar pareceres técnicos relativos ao cuidado de Enfermagem emitidos pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais, visando ao alinhamento com a Enfermagem baseada em evidências e as leis, resoluções, manuais e recomendações para a qualidade do cuidado no âmbito das unidades de saúde.
3. Aperfeiçoar o sistema de acompanhamento digital de solicitações de pareceres e respostas técnicas, a fim de dar celeridade e transparência ao processo.
4. Implantar a Câmara Técnica de Segurança do Paciente com o objetivo de prestar assessoria técnica ao Programa Nacional de Segurança do Paciente e às instituições públicas e privadas envolvidas no processo.
5. Apoiar as instituições de saúde pública e privada que desejam aderir ao Selo de Qualidade do Cofen pelas boas práticas desenvolvidas no âmbito da qualidade, melhoria dos resultados da instituição, satisfação dos profissionais e assistência segura.
6. Apoiar os núcleos de segurança do paciente instituídos em unidades de saúde pública e empresas por meio de seminários, cursos e pareceres.
7. Apoiar projetos de implantação e implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em unidades públicas e particulares de saúde.

Fiscalização Profissional
1. Fortalecer a Câmara Técnica de Fiscalização a fim de ampliar as ações fiscalizatórias do exercício profissional da Enfermagem.
2. Estimular o exercício legal da profissão por parte dos profissionais de Enfermagem.
3. Combater o exercício ilegal por profissionais de Enfermagem e por quem não é da Enfermagem, garantindo uma assistência segura à população.
4. Realizar fiscalizações com caráter educativo, visando a garantir uma assistência segura aos usuários da saúde.
5. Exercer a fiscalização técnica do exercício profissional da Enfermagem junto às instituições públicas e privadas, bem como inspecionar estabelecimentos de ensino do Distrito Federal, exigindo o cumprimento da legislação relativa ao exercício profissional.
6. Fiscalizar o cumprimento da lei do descanso do profissional de Enfermagem (Lei 5.885/2017).
7. Apoiar o Sistema Integrado de Fiscalização (Sinfis) do Conselho Federal de Enfermagem para otimizar o processo de trabalho dos fiscais do Coren-DF e produzir informações para a política de gestão dos conselhos de Enfermagem.

Gestão e Transparência
1. Elaborar o planejamento estratégico situacional (PES) para a gestão do Coren-DF no período 2018-2020.
2. Promover a transparência das ações da autarquia.
3. Ampliar a divulgação de pareceres, normativos, ações e resoluções do Sistema Cofen/Conselhos Regionais nas redes sociais.
4. Manter as contas do Coren-DF à disposição pública, fortalecendo o controle e a transparência.
5. Aprimorar a ouvidoria do Coren-DF aperfeiçoando o sistema digital de registro e acompanhamento das demandas dos profissionais de Enfermagem (elogios, reclamações, sugestões e denúncias).

Participação Social
1. Fortalecer a Câmara Técnica Científica e Cultural com o objetivo de promover a integração sociocultural e científica da Enfermagem brasiliense.
2. Apoiar a Associação Brasileira de Enfermagem – Seção-DF (Aben-DF) na realização anual da Semana Brasileira de Enfermagem.
3. Elaborar e apoiar eventos científicos e culturais com a finalidade de desenvolver a integração dos profissionais e a disseminação do conhecimento científico da Enfermagem na comunidade, nas instituições de ensino e de saúde pública e privada.
4. Representar a Enfermagem brasiliense em congressos, seminários e simpósios promovidos pelo Cofen, assim como em eventos das sociedades e associações de especialidades em Enfermagem e das entidades de classe.
5. Implantar o projeto "Coren nas Escolas", promovendo as profissões de Enfermagem e apresentando as áreas de atuação da categoria e divulgar a autarquia nos meios de comunicação e instituições de saúde.
6. Apoiar movimentos sociais como o parto humanizado, LGBT e combate à violência contra a mulher.

Ética Profissional
1. Fortalecer e expandir as comissões de ética de Enfermagem nas empresas e instituições públicas.
2. Realizar um seminário voltado às comissões de ética de Enfermagem instituídas, a fim de capacitar e alinhar as condutas dos membros, visando ao seu fortalecimento junto ao Coren-DF.
3. Exercer a fiscalização ética do exercício profissional da Enfermagem em unidades de saúde pública e particular, bem como inspecionar estabelecimentos de ensino do Distrito Federal, exigindo o cumprimento da legislação relativa ao exercício profissional.

Articulação Política
1. Fortalecer as entidades de classe da Enfermagem por meio de parcerias com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, o Sindicato dos Enfermeiros e a Associação Brasileira de Enfermagem – seção Distrito Federal.
2. Apoiar a Frente Única da Enfermagem (FUEnf) em parceria com as entidades representativas da Enfermagem.
3. Aumentar as ações junto ao poder público e privado por meio da parceria do Coren-DF com as entidades representativas da Enfermagem, visando a melhorar as condições para a execução do trabalho e a capacitação dos profissionais de Enfermagem.
4. Apoiar a luta política e as mobilizações dos profissionais da Enfermagem em prol da aprovação do PL 2295/2000 (30 horas), do PL 459/2015 (piso salarial) e do PLS 349/2016 (aposentadoria especial).

 

Chapa 2 – Renovação

www.chapa2corendf.com.br/

Enfermeiros

Técnicos e Auxiliares

Paulo Roberto Mendes Bezerra
Alberto Cesar da Silva Lopes
Vilma Lobo de Oliveira
Kelly da Silva Cavalcante Ribeiro
Léia Ferreira Miquelino de Melo
Elisabete Oliveira dos Santos
Fabiana Gomes Miranda
Clbeber dos Santos Pinto
Julia Maria de Oliveira Duarte
Danielle de Jesus Prado

 

Edis Rodrigues Júnior
Gislene Nunes da Silva Neves
Clauber Paiva Morais Reges
Edivaldo Paiva Ferreira
Tatiana CristiNA Mascarenhas Silveira
Marcelo Lino de Oliveira
Pablo Randel Rodrigues Gomes
Dalva Maria Alves


 

 


Propostas para a gestão:

- Incentivar a valorização financeira e profissional de acordo com as suas especialidades.

- Dar celeridade aos pareceres solicitados à Câmara Técnica de Ética por meio de parcerias em instituições de ensino com docentes e discentes, certificando cada membro que participante.

- Abrir o COREN-DF para atividades práticas supervisionadas, estágio supervisionado, pesquisa científica e atualizações de diversas áreas.

- Atuar junto às entidades de saúde, fiscalizando a qualidade das estruturas ofertadas aos profissionais no ambiente de trabalho.

- Ampliar a atuação do COREN-DF nas escolas, faculdades e entidades de saúde de forma preventiva, identificando fatores que tragam prejuízo à categoria.

- Analisar, junto aos órgãos competentes, a melhor forma para parcelamentos ou alterações no calendário de pagamento da anuidade.

 

Chapa 3 – Por um novo tempo no Coren-DF

https://goo.gl/s8i1EE

Enfermeiros

Técnicos e Auxiliares

Brenda Karla de Paula Oliveira
Edivaldo Bazílio dos Santos
Eduardo Mamede dos Santos
Evanílson Alves
Dayanne Barros Cavalcante
Deusenice Barcelos Araújo
Ideni Pinto de Souza Melonio
Maria Dalmira de Lima Oliveira
Marli Peixoto Vasconcelos de Araújo
Tayane de Lima Bacelar

 

Antônio José Pereira dos Santos
Diane Maria Nunes da Silva
Elias Pereira de Lacerda
Cleonice Batista Rego
José Lino de Queiroz
Luciana Floriani Gomes
Maria Aparecida Alves de Almeida
Vilma Francisca Alves


 

 


Propostas para a gestão:

01 - Coren Presente
As iniciativas “COREN PRESENTE” terão por finalidade instituir ações de personalização do atendimento ao profissional de enfermagem, reduzindo assim a burocracia, tempo e despesas do profissional com a autarquia, estabelecendo:
- Consultoria técnica e jurídica aos profissionais e instituições empregadoras de profissionais de enfermagem;
-  Estruturação de efetivo atendimento móvel aos profissionais e instituições empregadoras de profissionais de enfermagem;
-  Apoio ao emprego e recolocação do profissional de enfermagem no mercado de trabalho;
-  Personalização do atendimento ao profissional de enfermagem;
-  Audiências públicas para alcance dos propósitos da categoria profissional;
-  Ferramentas eletrônicas para resolução de demandas do profissional junto a autarquia; e
-  Ações de aproximação entre as instituições empregadoras da categoria profissional de enfermagem e COREN-DF.

02 - Educação e Pesquisa
As iniciativas COREN de “ENSINO E PESQUISA” irão estabelecer programas de parceria com instituições de ensino nacionais e internacionais, promovendo “inclusão” da categoria profissional de enfermagem e educação continuada de alta performance, instituindo:
-. Parceria com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais;
-. Cursos de idiomas para categoria profissional de enfermagem;
-  Plataforma de educação EAD acessível a toda categoria profissional;
- Apoio aos Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros em projetos científicos;
-  Eventos científicos para apoio à formação a todo profissional de Enfermagem;
-  Projetos de promoção da escuta qualificada a toda a categoria; e
-  Plataforma de acesso gratuito a publicações científicas.

03 - Reforma Administrativa
As iniciativas para “REFORMA ADMINISTRATRIVA” terão por finalidade promover uma autarquia custo efetiva, eliminando o desperdício e investindo os recursos em ações voltadas a modernização do COREN e capacitação gratuita da categoria profissional, estabelecendo:
-  Eliminação do desperdício nos processos da Autarquia;
-  Redução de cargos comissionados;
-  Reestruturação dos grupos de trabalho, comissões e câmaras técnicas;
-  Abertura de concurso público;
-  Resolutividade nas demandas técnico administrativas;
-  Capacitação técnica dos profissionais da autarquia; e
-  Ferramentas para melhoria do “Sistema de gestão” COREN/DF.

04 - Liderança e Autonomia
O propósito das ações de “LIDERANÇA E AUTONOMIA” visam estabelecer o reconhecimento, respeitabilidade e empoderamento da categoria profissional, frente as diversas situações em que é exposta, estabelecendo:
-  Canal de atendimento aos profissionais de enfermagem em situações de risco (assédio, opressão, sofrimento, dor, preconceito, discriminação, violência e outros);
-  Comissões de ética nas instituições empregadoras de profissionais de enfermagem;
-  Canal de apoio a “resolução de conflitos” entre profissionais e/ou profissionais e instituições empregadoras de profissionais de enfermagem;
-  Ações de incentivo e apoio a práticas empreendedoras e inovadoras;
-  Programa de premiação a profissionais de enfermagem que desenvolvem práticas inovadoras;
-  Incentivar as instituições público e privada que desempenha práticas de recolhimento à categoria; e
-  Processo de capacitação voltado aos responsáveis Técnicos.

05 - Coren Social
O “COREN SOCIAL” terá como propósito estabelecer um sistema colaborativo entre a categoria profissional de enfermagem e as instituições público/privadas no combate às desigualdades sociais e qualidade de vida da sociedade do Distrito Federal, realizando:
-  Parcerias público/ privado para ações de impacto social (Casa de idosos, hospitais, escolas, instituições com jovens vulneráveis, etc.)
-  Ações continuadas de responsabilidade social como apoio multiprofissional a populações vulneráveis como moradores de rua e pessoas vivendo com HIV e Hepatite.
-  Apoio técnico/científico a instituições de caridade;
-  Promoção de eventos para fortalecimento de programas de apoio a pacientes portadores de doenças crônicas;
-  Feiras anuais de saúde coletiva/atenção primária e educação sanitária em comunidades carentes do Distrito Federal;
-  Abertura de canal de comunicação com a sociedade; e
-  Enfermagem na escola com foco na prevenção do suicídio, automutilação, adoecimento psíquico e doenças DST/AIDS;

06 - Qualidade e Segurança
As iniciativas de “QUALIDADE E SEGURANÇA” vão estabelecer mecanismos de orientação e apoio aos profissionais e instituições empregadoras de profissionais de enfermagem às práticas de qualidade e segurança do paciente durante sua jornada e saúde do trabalhador, instituindo:
-  Comissão de qualidade e segurança do paciente;
-  Comissão de saúde do trabalhador;
-  Apoio às instituições em projetos de certificação/acreditação nacional e internacional;
-  Grupo de auditoria para segurança do paciente e do trabalhador;
-  Elaborar o Manual COREN/DF de apoio a implantação das Metas internacionais de Segurança do Paciente;
-  Elaborar o Manual COREN/DF de apoio a implantação de ações de saúde do trabalhador;
-  Aplicar pesquisa COREN/DF de cultura e segurança.

07-  Satisfação Profissional
Já o COREN/DF de “SATISFAÇÃO PROFISSIONAL” Irá instituir ações de integração e estabelecimento da qualidade de vida dos profissionais de enfermagem, realizando:
-  Parcerias com instituições para promoção da empregabilidade;
-  Integração público/privado para valorização da categoria profissional;
-  Apoio a instituições em programas de educação continuada;
-  Corrida Anual – Enfermagem presente e valorização e incentivos a vocação artística do profissional de Enfermagem em sua área de atuação extracurricular, como Música, Teatro, Artes Plásticas e Artesanato;
-  COREN TRANSPARENTE- instituir práticas de transparência, legalidade e moralidade.
-  Apoio a iniciativas que busquem a valorização e melhorias voltadas ao piso salarial; e
-  Parcerias com operadoras de saúde promovendo acessibilidade dos profissionais de enfermagem a plano de saúde.



Fonte: Portal da Enfergmagem