São Paulo, 29 de março de 2024
Home / Gestão e Assistência / Dicas do Especialista

Dicas do Especialista

O ciclo PDCA é uma importante ferramenta gerencial que possibilita planejar e controlar o ciclo de uma atividade. Criado na década de 1920 por Shewhart e disseminado por Deming, o ciclo PDCA está estruturado em quatro fases assinaladas por suas iniciais em inglês: "Plan" (Planejar), "Do" (Executar), "Check" (Verificar), "Action" (Agir).

O planejamento (Plan) é uma das fases mais longas do ciclo, inclui identificação do problema, observação, análise e formulação do Plano de Ação (5W2H).  A enfermeira Ana Tereza Oliveira Joaquim, do Escritório da Qualidade do UDI Hospital, em São Luiz, no Maranhão, explica que o executar (Do) corresponde à operacionalização do que foi previsto no Plano de ação, e que é preciso treinar e educar a equipe antes do início da execução para que os profissionais conheçam e registrem/anotem as informações geradas no decorrer do processo. "Essa coleta de dados serve de subsídio para a determinação dos indicadores, além de gerar evidência objetiva das ações realizadas", completa. A terceira fase (Check) consiste na verificação e análise dos resultados obtidos e, segundo a enfermeira, é o confronto dos itens previstos e realizados.  A quarta fase é o Agir (Action), momento em que são consolidados e analisados criticamente os desvios e suas causas, implantando ações corretivas e preventivas, assim como a padronização de procedimentos. "É primordial o seguimento da seqüência das etapas P->D->C->A, pois o produto de uma etapa é insumo para a etapa seguinte. É interessante ressaltar que este ciclo é um processo de melhoria contínua, sempre que necessário voltamos a "rodar" o PDCA", justifica Ana Teresa

A enfermeira explica o uso da Ferramenta 5W2H, importante metodologia para identificar e delimitar os itens que devem constar em um bom Plano de Ação, ou seja, a definição das ações necessárias para que os resultados e os objetivos sejam atingidos.

Ana Teresa informa que são as "regras do jogo" para que as "energias" investidas no projeto não sejam desperdiçadas. "Ressalto que é necessário o máximo de clareza possível na identificação dos responsáveis, atribuição de prazo para as atividades, qual o produto esperado, enfim, o aperfeiçoamento do processo é constituído pelo "planejamento e criação de mudanças benéficas e desejáveis".

É importante ratificar que o uso da ferramenta 5W2H é bastante abrangente e pode ser usada no planejamento de projetos, programação de atividades, mapeamento de ações, inclusive pode ser fruto de reuniões de trabalho, brainstorms etc. É fundamental que o Plano de Ação seja condizente com um objetivo adequado, para que não fuja do seu escopo.

"Segundo Campos (1994), o processo de gerenciar é o ato de buscar as causas da impossibilidade de se atingir uma meta, estabelecer contramedidas, montar um plano de ação, atuar e padronizar, em caso de sucesso, ou seja, não se gerencia o que não é medido, acompanhado, monitorado", completa a enfermeira.

O uso desta ferramenta, apesar de simples, garante ao gestor o diferencial para subsidiá-lo em suas "tomadas de decisão", servindo de apoio para ações estratégicas, táticas e operacionais.

As letras 5W2H correspondem a um mnemônico para as iniciais em inglês das palavras: (WHAT- O QUÊ; WHERE – ONDE; WHY - POR QUE; WHEN – QUANDO; WHO – QUEM; HOW – COMO; HOW MUCH -QUANTO)



A ferramenta 5W2H pode ser customizada para atender melhor às necessidades de cada profissional/ instituição, por exemplo: pode ser acrescentada outra coluna para incluir observações ou acompanhamento de status, assim como pode ser excluída a coluna where, em caso de pequenas empresas, cuja abrangência dos projetos é sistêmica.

Clique aqui e confira um modelo prático do uso da Ferramenta 5W2H em identificação segura.

Joaquim A. Portal da Enfermagem – Ferramenta 5W2H [internet] 2011 [citado 2011 Agosto 05]. Disponível em http://www.portaldaenfermagem.com.br .




Fonte: Portal da Enfermagem


Comentários   Clique aqui para enviar seu comentário.


Nenhum comentário enviado.


Voltar Comente está notícia