São Paulo, 19 de abril de 2024
Home / Notícias / Professor Fabrizio Rosso: “Você é um Líder Tsunami?”

Notícias

Professor Fabrizio Rosso: “Você é um Líder Tsunami?”

2015 abre as cortinas para os gestores com um dilema gigantesco: “Você é um Líder Tsunami?”


Muitos são, mas não admitem. E muitos outros não admitem porque não sabem que são. Mas, o fato é um só: “2015 vai perdoar muito menos que 2014 os gestores que ainda acreditam que a força é o mecanismo mais importante na liderança dentro de instituições de saúde”. Até porque vamos ao conceito básico:


TSUNAMI: é uma palavra de origem japonesa, que junta os termos "porto" e "onda". Trata-se, por definição, de uma onda gigantesca que arrasa o porto devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos.


Agora faça uma pequena alusão: imagine um líder tsunami: “Ele vem engolindo, numa onda gigante, tudo pela frente, afogando e arrastando todos os seres humanos no seu caminho...”


Conhece alguém assim? Devastador, não é?


Mas, a realidade ainda reflete muito desse comportamento em gestores hospitalares. Na enfermagem, por exemplo, já presenciei muitos casos de enfermeiros (as) que nem tinham consciência, mas agiam como “ondas imensas, intensas e avassaladoras”. Um último caso que me defrontei, no ano passado, foi de uma UTI Adulto na qual a supervisora de enfermagem partia sempre do pressuposto que “funcionário é mal intencionado e preguiçoso por natureza”. Com isso, suas ações eram sempre duras e inflexíveis e, ao longo dos anos, ficou subliminarmente implantada uma espécie de “Gestão do Medo”.


Quando os técnicos e outros enfermeiros intensivistas viam que o “mar recuava muito”, já sabiam, por experiência, que a onda de ira e de agressividade estava se formando e rapidamente chegaria até a praia deles... Exemplos pequenos, como troca de escalas ou um funcionário que ligava para solicitar ajuda no plantão noturno, já eram motivos para o mar recuar e depois voltar impiedosamente.


Parafraseando Rubens Alves, há gestores (escolas) que são gaiolas e outros que são asas. Os que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle, ou seja, deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. (Essa era a situação dessa enfermeira na UTI: ela engaiolava sua equipe).


Líderes (escolas) que são asas não amam pássaros engaiolados. O que eles amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso eles não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros, mas podem ensinar como aperfeiçoa-lo na prática com ferramentas e estratégias inteligentes.


Não existe milagre em gestão de equipes, existem ferramentas, boas orientações e, principalmente, persistência. Na verdade, especialistas nesta área afirmam que você nunca deve desistir antes de usar uma nova ferramenta, pelo menos, seis vezes.


Assim, quando a encorajamos a voar, a enfermeira titubeou, mas depois de algumas semanas fez uma experiência, arriscou e deu tudo errado – o que é muito natural, pois estamos falando de uma “curva de aprendizagem” (por isso que cursos de 8h tem pouco efeito no progresso das lideranças).


Quando chegou até nós dizendo que a nossa estratégia não funcionava na prática, nós a ajudamos a ver passo a passo o processo que ela usou. Encontramos e mapeamos os equívocos e falhas e redirecionamos sua estratégia. A encorajamos novamente e o ciclo se repetiu algumas vezes, até obter resultados mais satisfatórios no processo de transição de uma Liderança Tsunami para uma Liderança Compartilhada e Educadora.


O que mais nos deixa feliz, nesse processo todo?  É ter recebido uma carta de agradecimento não da nossa aluna, a supervisora de enfermagem, mas sim da equipe dela. O que mostra e comprova que “Liderança não vem só no DNA das pessoas, mas pode ser aprendida e melhorada sempre”


E se você não tem certeza ainda se sua gestão é apocalíptica (tsunamizada), então é bom investir em capacitação e cursos que possam lhe colocar um espelho bem a sua frente, pois não olhar para si mesmo é o primeiro grande sintoma de que o mar está recuando. “Cuidado com o tamanho da sua onda!!!”


Fabrizio Rosso, é professor e especialista na área de liderança e já formou mais de 70 turmas na Fator RH, empresa que está há 20 anos no mercado e oferece o Curso de Liderança para enfermeiros. Aproveite e faça a sua inscrição pelos telefones: (11) 3864-8161 ou 3864-1200