Nos dias de hoje, além do conhecimento técnico-científico, o mercado de trabalho exige do enfermeiro capacidade para tomar decisões, assumir riscos e influenciar pessoas com uma postura visionária, principalmente dentro de instituições de saúde onde o serviço de enfermagem interage com todas as demais áreas, numa interdependência que, em maior ou menor grau, exige competência, disposição e habilidade de relacionamento.
Um líder de enfermagem deve ser um agente de mudanças que valoriza a criatividade, a inovação e a busca incessante pela excelência dos resultados. E para que ele desenvolva as suas habilidades e competências, há oportunidades de cursos que usam modernas e criativas técnicas de abordagem, como é o caso do “Gerenciamento e Liderança para Enfermeiros”, promovido pela empresa Fator RH, que em 75 horas/aula proporciona aos profissionais de enfermagem a aquisição de conhecimentos sobre instrumentos administrativos de Gerenciamento e Liderança, aplicáveis e necessários à rotina da Enfermagem, por meio de aprendizado vivencial.
O projeto está constituído por módulos integrados e interdependentes, com uma sequência de aprendizado estruturada para agregar um valor contínuo e crescente ao profissional. “Os módulos permitem que o participante aprimore as suas habilidades e competências no gerenciamento da rotina e na liderança desenvolvida”, explica Estefânia Chicalé Galvan, diretora da Fator RH.
Este, que já capacitou mais de 2 mil enfermeiros para o mercado de trabalho, está com turmas abertas para São Paulo. Os temas são abordados por enfermeiros com experiência em Gestão, administradores hospitalares, especialistas e mestres em Recursos Humanos e Psicodrama e profissionais especialistas em jogos cooperativos e formação de Lideranças na área da Saúde.
Os principais temas a serem desenvolvidos em cada Módulo são:
Módulo 1 - Comunicação e Marketing Pessoal
Auto Conhecimento - A Fonte do Renascimento
Fluxo da Comunicação e Seus Instrumentos
Técnicas de Retórica Aplicadas ao Dia-a-Dia
Técnicas Inteligentes de Feedback
(como dar e receber retorno na equipe)
Valorização e Marketing Pessoal
Módulo 2 - Gerenciamento Administrativo e Gestão de Pessoas
Gerenciamento Administrativo / Interfaces Globais
Os 3 Ps da Liderança
Estilos e Técnicas de Liderança na Enfermagem
Auto-avaliação do Estilo Pessoal de Liderança
Gestão de Processos
Estratégias de Motivação - Realidade ou Ilusão?
Módulo 3 - Excelência em Serviços
Focalização Estratégica do Cliente
Indicadores e Metas
Ferramentas de Gestão da Excelência
(Foco: Selos e Certificações de Qualidade)
Valorização da Imagem Pessoal, Profissional e Institucional
Dimensões da Qualidade aplicadas no dia-a-dia
Módulo 4 - Formação Inteligente de Equipes
Análise dos Desvios Comportamentais do Líder
O Desafio de Equipes Interfuncionais
Auto-avaliação do Líder Condutor de Equipes
Pilares Inteligentes na Formação de Equipes
O Fortalecimento do Líder Educador
Trabalhando com Equipes Energizadas
Transformação Essencial: Equipes Autogerenciáveis