São Paulo, 16 de abril de 2024
Home / Colunistas / Por que o Enfermeiro Estomaterapeuta deve investir na capacitação profissional?

Estomaterapia | Sílvia Angélica Jorge

Diretora do Departamento de Enfermagem do Hospital de Clínicas/UNICAMP, Conselheira Científica e vice-presidente da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST, Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, é Mestre em Enfermagem Fundamental, pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – SP, com Especialização em Estomaterapia na Faculdade de Ciências Médicas/ UNICAMP, Especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade São Camilo e Especialização em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Estadual de Campinas. - Email: [email protected]

+ postagens

Por que o Enfermeiro Estomaterapeuta deve investir na capacitação profissional?

Porque a capacitação profissional é um dos requisitos básicos para manter a qualidade da assistência prestada aos clientes/pacientes.

Porque é um investimento que agrega valor e favorece ao especialista manter-se atualizado continuamente.

Porque é uma oportunidade para aumentar a empregabilidade permitindo que o especialista concorra a postos de trabalho diferenciados.

Porque as instituições exigem dos profissionais um perfil em constante desenvolvimento para acompanhar as inovações tecnológicas, ter um perfil proativo com tomada de decisões assertivas na avaliação e indicação do tratamento adequado.

Porque estar capacitado profissionalmente o faz ser referência em sua área de atuação e ser reconhecido pelos colegas de profissão.

Diante de tantas vantagens, a Associação Brasileira de Estomaterapia – SOBEST tem promovido os Simpósios Regionais, proporcionando um encontro científico abrangente, propiciando o aprendizado e favorecendo aos profissionais momentos de integração.

São momentos para unir saberes técnicos e interpessoais, atualização dos conhecimentos, reforçar laços de amizade, ampliar possibilidades e também, congregar enfermeiros e especialistas.

Outra proposta da SOBEST é o Programa de Atualização Profissional onde são oferecidas capacitação teórica e prática de acordo com o tema abordado, o que tem sido um sucesso diante da procura e participação dos enfermeiros.

Portanto, independente do local de atuação do enfermeiro especialista, seja exercendo atividades de assistência, administração, ensino, pesquisa, diante da constante evolução das ciências da saúde é necessário que se mantenha em permanente atualização.

Comentários

O portal da Enfermagem não faz a moderação dos comentários sobre suas matérias, esse Espaço tem a finalidade de permitir a liberdade de expressão dos seus leitores, portanto, os comentários não refletem a opinião dos gestores. Apesar disso, reservamo-nos o direito de excluir palavras de baixo calão, eventualmente postadas.

Por: Angela Couto Francisco

  1. Comentado em:

    OI, SOU ENFERMEIRA ESTOMATERAPEUTA, SEMPRE ME CAPACITEI, PORÉM INFELIZMENTE AQUI AINDA NÃO ESTOU SABENDO ME ENCAIXAR NO MERCADO DE TRABALHO, POIS SE FALANDO DE ESTOMATERAPIA POUQUÍSSIMOS PROFISSIONAIS SABEM, QUAL SERIA ESSA ARES DE ATUAÇÃO!